O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO NA DISCIPLINA DE FÍSICA.
Resumo
A internet trouxe uma revolução tecnológica e vem despertando um crescente interesse da população, em especial dos jovens. Diante disso, a escola precisa se adaptar ao perfil dos alunos e utilizar métodos didáticos que os motivem. Uma ferramenta que vem se popularizando na internet, é o blog. Os blogs são páginas virtuais que funcionam como fonte de informação e comunicação, podem ser administrados por um ou mais autores e viabilizam a disponibilização de textos, vídeos, fotos, músicas e links de maneira interativa ao leitor, que também pode participar através de comentários. Este trabalho relata a experiência do uso do blog pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) no colégio Liceu de Messejana. Tal blog foi desenvolvido com a proposta de divulgar as atividades do PIBID na escola, publicar conteúdos de física e proporcionar interação entre professores, alunos e bolsistas. A princípio, a página foi divulgada para que os estudantes pudessem acessar e acompanhar os conteúdos, ali foram propostas atividades e colocadas enquetes afim de que eles participassem diretamente. Posteriormente, foi aplicado um questionário virtual com os participantes, com o intuito de captar suas impressões sobre o uso desse tipo de ferramenta na escola. Atualmente, o blog é alimentado pelos bolsistas e pelo professor e acompanhado pelos alunos. Os conteúdos vão desde divulgação cientifica à exposição de trabalhos dos estudantes. Podemos concluir que o uso desse tipo de ferramenta é válido para dar visibilidade as ações do PIBID de física e ter um registro das experiências ocorridas, também estimula a leitura e a escrita por parte dos alunos, assim como proporciona ao professor e aos bolsistas um conjunto de experiências com o uso de tecnologias como forma de divulgação, construção do conhecimento cientifico e interação com os estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Santos, L. de O., Magalhães Neto, E. P., Luiz de Souza, J., & Salgado Vidal Silva, C. M. (2017). O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO NA DISCIPLINA DE FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5698. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30722
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.