OFICINA DE EXPERIÊNCIAS COM ELETRICIDADE: UM EXPERIMENTO INVESTIGATIVO
Resumo
Este trabalho trata de um Experimento Pedagógico que propõe vivenciar uma abordagem de ensino-aprendizagem baseada na Aprendizagem do Ensino por Investigação, que se baseia na interação do professor com o aluno valendo-se do conhecimento já adquirido pelo aluno, para construir o conhecimento científico junto com o professor. A abordagem em questão desperta no aluno o sentimento de autor do conhecimento e não, simplesmente, o de assimilador. Desenvolvemos este trabalho para os alunos do 3° Ano do Ensino Médio. Utilizamos para tal, um kit construído com material de baixo custo para experimentos de fácil reprodução com materiais de fácil disponibilidade. Dividimos os alunos em equipes e distribuímos uma folha contendo perguntas sobre eletricidade, em particular a eletrodinâmica. Em seguida distribuímos os kits para as equipes e começamos a lançar perguntas sobre os materiais a eles disponibilizados, o que eles esperam da prática e, em seguida, apresentamos o experimento. Oportunizamos que cada equipe pudesse realizá-lo e promovemos uma discussão a cerca do que foi observado e verificado por cada um, em seguida o professor entra construindo a teoria com base nas observações dos alunos. Este trabalho é realizado no colégio Estadual Liceu do Ceará pelos bolsistas do programa Pibid/Física e o resultado esperado é um aumento do interesse por parte dos alunos em participar das aulas com experimentos seguindo a teoria de Ensino por Investigação e fugindo do tradicionalismo. É importante enfatizar que atuação do bolsista com atividades desse tipo contribui para a formação do mesmo como educador, concomitantemente o insere no âmbito escolar desde cedo, dando-lhe experiência para projetos futuros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Peixoto, R. de L., Freire, F. K., Santos Reis, A. B., Bittencourt, A. T., & Araujo Silva, M. A. (2017). OFICINA DE EXPERIÊNCIAS COM ELETRICIDADE: UM EXPERIMENTO INVESTIGATIVO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5700. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30724
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.