OFICINA DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA E GRAFITE NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ: PIBID BIOLOGIA FACILITANDO A TRANSPOSIÇAO DIDÁTICA

Autores

  • Joao Mateus Sousa Lima
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

A ilustração é uma importante ferramenta para a ciência, por ser utilizada com a finalidade de mostrar algo desconhecido a um grupo específico de pesquisadores e/ou de promover a divulgação científica; nessa situação, é caracterizada por ilustração científica. No entanto, em geral, essa área não é conhecida pelos estudantes de Ensino Médio (EM). Estes conhecem outros tipos de ilustração mais comuns em seu cotidiano, como o grafite, por exemplo. Partindo dessa condição e objetivando proporcionar algumas noções de ilustração com fins científicos, foi realizada uma oficina com essa temática no Liceu do Conjunto Ceará (LCC), como uma das atividades da Gincana, que é promovida anualmente na escola. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Ceará (PIBID Biologia UFC) ministrou a oficina utilizando conhecimento de técnicas usada em ilustração científica e também sobre outras formas de ilustração, com enfoque no grafite. Tais conhecimentos foram compartilhados e executados com os participantes da oficina. Por meio desta, foram confeccionadas as ilustrações que passaram a compor o Catálogo de Plantas da Horta do Liceu do Conjunto Ceará e os esboços dos grafites que posteriormente foram realizados na escola, nas proximidades do espaço da horta existente na escola. Atualmente, o Catálogo de Plantas da Horta do Liceu do Conjunto Ceará está em processo de finalização e os grafites gerados pela oficina expostos na escola, tendo sido os próprios alunos quem os reproduziram na parede do LCC. A longo da oficina, a discussão sobre a utilização da arte pela ciência foi gerada e discutida, assim como questões de limites entre grafite e pichação e questões sociais que rodeiam as duas últimas. Assim, percebemos que os alunos passaram a compreender uma maneira das artes se relacionarem com a ciência e a representação de mundo relacionadas ao grafite e afins, caracterizando a transposição didática.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sousa Lima, J. M., & Feitosa Silva, J. R. (2017). OFICINA DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA E GRAFITE NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ: PIBID BIOLOGIA FACILITANDO A TRANSPOSIÇAO DIDÁTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5701. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30725

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência