OFICINA “EXPLORANDO O LICEU DE MESSEJANA” AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE AS ÁREAS VERDES DO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
A oficina “Explorando o Liceu de Messejana” faz parte das ações do Projeto Cultivando Passos Verdes, desenvolvido pelo PIBID – Biologia no Liceu de Messejana. A atividade foi iniciada com uma roda de conversa com os alunos sobre suas percepções acerca do ambiente escolar, incluindo a área verde existente nos espaços da escola. Para facilitar a conversa, os bolsistas que coordenavam o momento, partiram de uma pergunta inicial “O que você acha do ambiente escolar?” como pergunta geradora, solicitando que cada aluno descrevesse livremente sobre a escola. Após a escrita, foi lido para o grupo e discutidas as idéias de cada um, como forma de socializar as percepções iniciais do grupo. Em seguida, a conversa foi acompanhada pela elaboração de imagens através de desenhos e fotografias produzidas pelos alunos, usando o conceito de paisagem definido por Milton Santos como referência. Finalizando, o terceiro momento, foi realizada nova reflexão coletiva sobre o ambiente explorado, e como o mesmo é retratado, revelando que a escola tem poucas plantas, mal distribuídas e as existentes, necessitam de maior cuidado. Os estudantes propuseram uma melhor distribuição das árvores na escola, a partir de um zoneamento para otimização do espaço e aumento de sombreamento. Ao final as propostas deverão ser encaminhadas para o núcleo gestor de modo a serem incorporadas ao planejamento da escola. Assim, o Projeto Cultivando Passos Verdes inicia sua caminhada participativa entre os componentes da escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Bezerra Anastacio, C. R., Queiroz Barrozo, I. M., Oliveira Silva, J. H., Antunes, R. M., Oliveira Lima, J. A., & Feitosa Silva, J. R. (2017). OFICINA “EXPLORANDO O LICEU DE MESSEJANA” AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE AS ÁREAS VERDES DO AMBIENTE ESCOLAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5703. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30727
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.