OS DESAFIOS DO PIBID TEATRO EM UMA ESCOLA EM TRANSIÇÃO PARA O MODELO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Renata Milena Silva de Sousa
  • Julia da Silva Vasconcelos
  • Tharyn Stazak de Freitas

Resumo

O PIBID teatro atua em duas escolas: no Liceu do Conjunto Ceará - escola de ensino médio regular considerada instituição-modelo, e na Escola de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Matias Beck - que aderiu ao modelo de ensino em tempo integral no começo do ano letivo de 2017. Pretende-se neste trabalho, abordar os principais desafios que os bolsistas estão vivenciando na EEFMTI Matias Beck em meio a este ambiente de transição para o tempo integral. Um destes desafios é a falta de campo para a atuação do PIBID teatro ocasionada pelas repentinas mudanças nas propostas oferecidas pela escola aos alunos, o que acaba impossibilitando o exercício de algumas atividades outrora planejadas. Outro desafio é que a escola é repleta de projetos, mas só possui um PIBID atuante, o PIBID teatro, que tem como objetivo juntar a comunidade escolar e manter todos ativos e participantes dentro de toda e qualquer atividade que desenvolve. Durante o primeiro semestre de transição na EEFMTI Matias Beck, ocorreram diversos choques de horários das atividades do PIBID teatro com outras atividades da escola, impossibilitando que os alunos pudessem ter contato com as atividades mais amplas e deixando também as atividades mais pontuais com déficit de participantes. Resolveu-se então participar de atividades já propostas pela escola. A ideia foi viabilizar um tempo para o programa, mantendo ele não para alunos específicos, mas sim para toda a comunidade escolar e, acima de tudo, diferenciar o programa de outros projetos já existentes na escola. Começou-se a realizar intervenções nas disciplinas eletivas, além de manter-se um cronograma de intervenções para abranger o maior número possível de alunos na escola. As perguntas que ficam após processos como esses, são: será que essas ações são suficientes? Se não forem, como é possível mudar? Perguntas como essas só poderão ser respondidas ao longo do tempo e mediante a observação dos resultados das ações propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Silva de Sousa, R. M., Vasconcelos, J. da S., & Stazak de Freitas, T. (2017). OS DESAFIOS DO PIBID TEATRO EM UMA ESCOLA EM TRANSIÇÃO PARA O MODELO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5704. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30728

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência