OS INTERLÚDIOS DO PIBID TEATRO DA UFC NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ

Autores

  • Wenner Mesquita Morais
  • José Antonio Viana da Rocha
  • Tharyn Stazak de Freitas

Resumo

Atuando desde 2010 no Liceu do Conjunto Ceará, escola de ensino médio regular de Fortaleza, o PIBID Teatro da UFC vem desenvolvendo os interlúdios como uma de suas propostas de atuação. Este tipo de intervenção dentro do espaço educacional, procura trazer o lúdico para o intervalo das aulas aproximando bolsistas e alunos, além de estimular experiências estéticas pontuais. As temáticas das intervenções são pensadas em grupo ou em dupla de bolsistas e levadas aos alunos durante os intervalos dos turnos da manhã e tarde. Das temáticas consideradas ao criar e promover uma intervenção lúdica - interlúdio, estão questões políticas, estéticas e educacionais, com base no planejamento dos professores, levando pautas cotidianas, de valor cultural e de câmbio de conhecimentos. A forma lúdica na interação entre os bolsistas e os alunos ajuda na troca e concentração com relação aos conteúdos utilizados para a criação das tais. Tendo em vista a relação professor e aluno, o interesse pela as atividades da bolsa aumentou, e a relação entre o apreciar e construir uma crítica à arte dentro da escola foram tecendo um senso para cada aluno. Dos resultados tivemos uma maior participação nas atividades propostas pela bolsa dentro da escola e a curiosidade dos alunos aumentou. As propostas de intervenções por meio dos interlúdios continuam a ser criadas e apresentadas a cada quinze dias, buscando sempre melhorias nas formas de intervenção e objetivando o lúdico e a educação como meios principais da aprendizagem, dentro e fora de sala. As metas seguintes, propostas pela supervisão e pelos bolsistas, são de uma possível intervenção de dentro para fora de sala, agora proposta como atividade pelos próprios alunos. O trabalho em sala está sendo iniciado. As competências e métodos utilizados para que chegamos a essa meta está em pauta para melhoria e dinâmica da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Morais, W. M., Viana da Rocha , J. A., & Stazak de Freitas, T. (2017). OS INTERLÚDIOS DO PIBID TEATRO DA UFC NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5705. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30729

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência