OS INTERLÚDIOS DO PIBID TEATRO DA UFC NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ
Resumo
Atuando desde 2010 no Liceu do Conjunto Ceará, escola de ensino médio regular de Fortaleza, o PIBID Teatro da UFC vem desenvolvendo os interlúdios como uma de suas propostas de atuação. Este tipo de intervenção dentro do espaço educacional, procura trazer o lúdico para o intervalo das aulas aproximando bolsistas e alunos, além de estimular experiências estéticas pontuais. As temáticas das intervenções são pensadas em grupo ou em dupla de bolsistas e levadas aos alunos durante os intervalos dos turnos da manhã e tarde. Das temáticas consideradas ao criar e promover uma intervenção lúdica - interlúdio, estão questões políticas, estéticas e educacionais, com base no planejamento dos professores, levando pautas cotidianas, de valor cultural e de câmbio de conhecimentos. A forma lúdica na interação entre os bolsistas e os alunos ajuda na troca e concentração com relação aos conteúdos utilizados para a criação das tais. Tendo em vista a relação professor e aluno, o interesse pela as atividades da bolsa aumentou, e a relação entre o apreciar e construir uma crítica à arte dentro da escola foram tecendo um senso para cada aluno. Dos resultados tivemos uma maior participação nas atividades propostas pela bolsa dentro da escola e a curiosidade dos alunos aumentou. As propostas de intervenções por meio dos interlúdios continuam a ser criadas e apresentadas a cada quinze dias, buscando sempre melhorias nas formas de intervenção e objetivando o lúdico e a educação como meios principais da aprendizagem, dentro e fora de sala. As metas seguintes, propostas pela supervisão e pelos bolsistas, são de uma possível intervenção de dentro para fora de sala, agora proposta como atividade pelos próprios alunos. O trabalho em sala está sendo iniciado. As competências e métodos utilizados para que chegamos a essa meta está em pauta para melhoria e dinâmica da proposta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Morais, W. M., Viana da Rocha , J. A., & Stazak de Freitas, T. (2017). OS INTERLÚDIOS DO PIBID TEATRO DA UFC NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5705. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30729
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.