OS SENTIDOS NA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA
Resumo
Desde criança, o indivíduo aprende de formas diferentes com todos os sentidos sensoriais, porém quando os mesmos ingressam na vida escolar sua forma de aprendizagem muda, ou seja, passa a utilizar apenas dois, a visão e a audição, sempre da mesma forma. É de suma importância, portanto, não limitar a quantidade de sentidos usados e nem “metodificar” as suas aplicações, pois também limita o campo de aprendizagem do aluno. Desta forma, faz-se necessário à introdução diversificada dos demais sentidos sensórios na vida escolar dos alunos. Neste sentido, esse trabalho tem como objetivo central avaliar a importância de métodos diferentes de ensino, no caso experimentos relacionados aos respectivos sentidos, no processo de motivação e aprendizagem dos estudantes. Inicialmente, foram aplicadas aulas em duas turmas do segundo ano da E.E.F.M. Santo Afonso, usando o mesmo conteúdo/assunto, porém com metodologias bem diferentes. Na aula “diferenciada” o conteúdo, hidrólise se sais, foi abordado utilizando-se experimentos tais como a verificação do pH de um sal, usando indicadores, como azul de bromotimol, por exemplo, músicas, sais comestíveis, e a hidrólise de um sal através do cloreto de amônio causando uma reação endotérmica. Neste ponto, os sentidos visão, audição paladar e tato foram, respectivamente explorados. A aplicação de um questionário após as aulas, indicam que a metodologia aplicada facilitou a compreensão dos alunos e melhorou, sensivelmente, a participação em sala de aula. Adicionalmente, uma análise dos questionários das turmas, indica que os alunos da aula “diferenciada” conseguiram fixar melhor o conteúdo e debater de forma mais segura com os bolsistas do PIBID - QUÍMICA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nascimento, J. L., Letícia, E., Souza, L. H. da C., Rodrigues, J. C., Dirceu, T., & Rodrigues de Sousa, J. (2017). OS SENTIDOS NA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5706. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30730
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.