PADRÕES E DISTORÇÕES IMPOSTOS PELA MÍDIA NA SOCIEDADE; A FILOSOFIA DA SENSAÇÃO.
Resumo
O Presente trabalho consistiu em uma atividade realizada no Colégio Liceu de Messejana, onde foram abordados temas relativos à grande influência da mídia no comportamento da sociedade, dando ênfase à fase da adolescência. Em um mundo tomado por preconceitos e padrões a serem seguidos, o Filósofo alemão Christoph Türcke (1948) relata em sua obra Sociedade Excitada (2010), o bombardeio de informações que estamos sujeitos durante todos os dias, no qual choques audiovisuais são aplicados como injeções e a sensação avança para ser a medida da percepção e da ação. Türke aponta que cresce cada vez mais a necessidade de tudo e de todos assumirem formas extraordinárias para se tornarem percebidos. Durante toda a apresentação, provocamos os alunos para que os mesmos pudessem refletir e discernir, com o intuito de que eles despertem um olhar mais crítico e não se deixem manipular pelos meios de comunicação. Durante a atividade, ministrada em forma de palestra e com a participação dos alunos, foi promovida e apresentada de forma impactante imagens sobre a influência dos meios de comunicação nos mais diferentes aspectos, tais como no modo de se comunicar, de se vestir e de se alcançar os padrões impostos pela mídia, como, por exemplo, os que estão presentes na ideia de um "corpo perfeito”; enfim, toda a manipulação midiática ao qual estamos sujeitos. Os alunos puderam perceber as diferenças e assim discutir o quanto são levados a tomarem decisões determinadas previamente pelo poder mediático.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira Soares, M. L., Gonçalves de Melo, T., Soares, D. M., Diniz, T. A. da S., & Costeski, E. (2017). PADRÕES E DISTORÇÕES IMPOSTOS PELA MÍDIA NA SOCIEDADE; A FILOSOFIA DA SENSAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5709. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30733
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.