PADRÕES E DISTORÇÕES IMPOSTOS PELA MÍDIA NA SOCIEDADE; A FILOSOFIA DA SENSAÇÃO.

Autores

  • Maria Ludiane Pereira Soares
  • Tábatha Gonçalves de Melo
  • Daniel Matos Soares
  • Tereza Alves da Silva Diniz
  • Evanildo Costeski

Resumo

O Presente trabalho consistiu em uma atividade realizada no Colégio Liceu de Messejana, onde foram abordados temas relativos à grande influência da mídia no comportamento da sociedade, dando ênfase à fase da adolescência. Em um mundo tomado por preconceitos e padrões a serem seguidos, o Filósofo alemão Christoph Türcke (1948) relata em sua obra Sociedade Excitada (2010), o bombardeio de informações que estamos sujeitos durante todos os dias, no qual choques audiovisuais são aplicados como injeções e a sensação avança para ser a medida da percepção e da ação. Türke aponta que cresce cada vez mais a necessidade de tudo e de todos assumirem formas extraordinárias para se tornarem percebidos. Durante toda a apresentação, provocamos os alunos para que os mesmos pudessem refletir e discernir, com o intuito de que eles despertem um olhar mais crítico e não se deixem manipular pelos meios de comunicação. Durante a atividade, ministrada em forma de palestra e com a participação dos alunos, foi promovida e apresentada de forma impactante imagens sobre a influência dos meios de comunicação nos mais diferentes aspectos, tais como no modo de se comunicar, de se vestir e de se alcançar os padrões impostos pela mídia, como, por exemplo, os que estão presentes na ideia de um "corpo perfeito”; enfim, toda a manipulação midiática ao qual estamos sujeitos. Os alunos puderam perceber as diferenças e assim discutir o quanto são levados a tomarem decisões determinadas previamente pelo poder mediático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Pereira Soares, M. L., Gonçalves de Melo, T., Soares, D. M., Diniz, T. A. da S., & Costeski, E. (2017). PADRÕES E DISTORÇÕES IMPOSTOS PELA MÍDIA NA SOCIEDADE; A FILOSOFIA DA SENSAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5709. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30733

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência