PANTOMIMA: REFLETINDO SOBRE UM ESPAÇO PARA TODOS OS CORPOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
Apresentação artística, com 6 alunos, utilizando a Pantomima: corpos e tempos estranhos, necessidades e movimentos se entrelaçando, se estreitando, se estranhando, se excluindo, movimento parando. Com a vivência no “chão da escola” verificamos que esta é, muitas vezes, a métrica da educação física escolar quando envolve os alunos com deficiência. Através de uma coletânea de relatos de experiência do grupo de professores que compõem este trabalho trazemos através da Pantomima, que é a arte objetiva da mímica as histórias de Hugo e Eliza, que sabem como, no espaço da escola, o escuro e a falta de um membro os traz muito mais do que o faltar da luz e de alguns movimentos. Traz também a realidade do aluno Ítalo que se move em outro tempo, outra lógica, outro pensamento. A história de 3 corpos que buscam um espaço nesse lugar de movimento. Incorporando a inquietação que nos ronda e refletindo sobre a realidade do tema. Trouxemos essa linguagem como proposta para incitar a reflexão sobre as pessoas com deficiência a quem, na maioria das escolas, não se tem dado espaço na educação física escolar para que estas possam construir e ressignificar conhecimentos e vivências, mesmo tendo o direito à igualdade de oportunidades sendo “garantido” pela constituição federal. Sendo assim os alunos com algum tipo de deficiência deixam de incorporar os saberes da educação física, visto que esta entende a prática corporal como possibilidades de expressão social e cultural da humanidade, estudando e ensinando um corpo que expressa, sente e é. Espera-se com este trabalho trazer outra visão das potencialidades desses corpos que são muito maiores que suas deficiências. A apresentação terá duração de 15 minutos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Andrade, S. M., Araújo de Almeida, N. D., Castro de Sousa, D. P., Bezerra, I. de A., Gomes de Lima, R., Lima, . R. de O., & Cortonesi, L. M. (2017). PANTOMIMA: REFLETINDO SOBRE UM ESPAÇO PARA TODOS OS CORPOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5710. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30734
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.