PIBID MÚSICA UFC – SOBRAL: A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NAS AULAS DE ARTES DA ESCOLA EM LUÍS FELIPE
Resumo
Este trabalho surgiu a partir da experiência com a docência em turmas de ensino médio, pela necessidade pessoal de sabermos acerca de determinados aspectos relacionados à atuação de outros bolsistas dentro deste meio. Seu objetivo é expor dificuldades e facilidades que foram encontradas em sala de aula. Os dados extraídos a partir de entrevistas realizadas com estes bolsistas, cobrem questões como: se a idade dos estudantes é fator favorável na comunicação com eles; a atuação dos bolsistas no ensino médio e a importância dessa etapa no seu desenvolvimento pessoal e profissional; se o fato de alguns alunos já possuírem referenciais musicais prévios favorece o desenvolvimento do trabalho dos bolsistas em sala de aula; a realização de dinâmicas (quando há) como forma de tentar conhecer ou se aproximar da turma. Como resultados, aponta-se que: 1. O fator idade não é tão favorável, mas sim o próprio comportamento do bolsista, ou seja, a necessidade de adaptação dele à turma. 2. A atuação do PIBID no ensino é algo de extrema importância, pois, além de expandir o projeto para outros ambientes faz com que se desenvolva como pessoa e como profissional. 3. O referencial musical dos estudantes é explorado pelos bolsistas, a partir de experiências musicais que os alunos já possuem. 4. As dinâmicas são uma boa forma de aproximação dos bolsistas com a turma, porém, pouco efetiva quando não há o esforço para realizar essa aproximação. Os participantes do programa que foram entrevistados não tinham experiência anterior com a docência no Ensino Médio e a partir de suas experiências compartilhadas tem-se a noção da importância da atuação do PIBID dentro dessas escolas, com a expansão do projeto na comunidade e uma contribuição positiva para a formação dos bolsistas. Por fim, compreende-se que, embora o trabalho dentro de escolas do Ensino Médio seja mais complexo é perfeitamente possível a atuação do projeto dentro delas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Fittipaldi, L. G., Cunha Mendonça, C. G., Almada, F. R. do N., & Lemos de Queiroz, J. A. (2017). PIBID MÚSICA UFC – SOBRAL: A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NAS AULAS DE ARTES DA ESCOLA EM LUÍS FELIPE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5712. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30736
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.