PRÁTICA COLETIVA DE INSTRUMENTOS NA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (EMINSF)

Autores

  • Barbara Stephanie de Oliveira Nery
  • Marcos Levi Bento Melo
  • Filipe Ximenes Parente

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência que tem como base o ensino coletivo de instrumentos musicais, a saber: clarinete e violino. A EMINSF fica localizada no bairro Presidente Kennedy, considerado um lugar com alto índice de violência. O contato com a escola ocorreu através de um convite da Secretaria Municipal de Educação, que, a partir de uma demanda de instrumentos de sopros e cordas, fez uma parceria com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que então, encarregou-se de encaminhar bolsistas para atuar no ensino desses instrumentos. Nosso objetivo é possibilitar o desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais em crianças do 6° ano. Como material pedagógico utilizamos métodos desenvolvidos para o ensino coletivo, como o Da Capo, que é voltado para Bandas Sinfônicas, e All for Strings, que contempla o ensino para instrumentos de cordas. Além disso, ocorrem aulas de teoria e musicalização, utilizando atividades do método O Passo; atividades do livro "Jogos Pedagógicos para educação musical", o solfejo relativo, entre outros. O processo de ensino ainda encontra-se em andamento, através de atividades que vêm ocorrendo há 2 meses no período do intervalo para o almoço e depois das aulas regulares. As aulas ocorrem duas vezes por semana e tem duração de 50 minutos. É necessário compreender que esse processo é construído sucessivamente e necessita de um período de interiorização e adaptação do conhecimento para uma evolução consistente do saber.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Nery, B. S. de O., Bento Melo, M. L., & Parente, F. X. (2017). PRÁTICA COLETIVA DE INSTRUMENTOS NA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (EMINSF). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5716. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30740

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência