PRÁTICA COLETIVA DE INSTRUMENTOS NA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (EMINSF)
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência que tem como base o ensino coletivo de instrumentos musicais, a saber: clarinete e violino. A EMINSF fica localizada no bairro Presidente Kennedy, considerado um lugar com alto índice de violência. O contato com a escola ocorreu através de um convite da Secretaria Municipal de Educação, que, a partir de uma demanda de instrumentos de sopros e cordas, fez uma parceria com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que então, encarregou-se de encaminhar bolsistas para atuar no ensino desses instrumentos. Nosso objetivo é possibilitar o desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais em crianças do 6° ano. Como material pedagógico utilizamos métodos desenvolvidos para o ensino coletivo, como o Da Capo, que é voltado para Bandas Sinfônicas, e All for Strings, que contempla o ensino para instrumentos de cordas. Além disso, ocorrem aulas de teoria e musicalização, utilizando atividades do método O Passo; atividades do livro "Jogos Pedagógicos para educação musical", o solfejo relativo, entre outros. O processo de ensino ainda encontra-se em andamento, através de atividades que vêm ocorrendo há 2 meses no período do intervalo para o almoço e depois das aulas regulares. As aulas ocorrem duas vezes por semana e tem duração de 50 minutos. É necessário compreender que esse processo é construído sucessivamente e necessita de um período de interiorização e adaptação do conhecimento para uma evolução consistente do saber.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nery, B. S. de O., Bento Melo, M. L., & Parente, F. X. (2017). PRÁTICA COLETIVA DE INSTRUMENTOS NA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (EMINSF). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5716. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30740
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.