PRÁTICA EM CONJUNTO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NO PROJETO DE BANDA ESCOLAR NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL SENADOR FERNANDES TÁVORA

Autores

  • Nezian Freire Carneiro
  • Renata Danielly Mota Diniz
  • Rodrigo Tinoco Gadelha
  • Filipe Ximenes Parente

Resumo

Este estudo apresenta as atividades de ensino de música desempenhada em uma escola parceira da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de apresentar as dificuldades enfrentadas na realização do projeto de prática em conjunto de instrumentos, realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), atuante na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Senador Fernandes Távora. As atividades foram desenvolvidas no período de Março a Julho de 2017. A realização das atividades adveio do interesse da gestão escolar em criar uma banda para apresentações em festivais periódicos promovido pela escola, decorrente da evolução e desempenho dos alunos nas oficinas de instrumentos. Realizamos reuniões para definição do repertório e para seleção dos alunos. A prática em conjunto visou compreender os níveis de desenvolvimento prático e teórico de cada aluno em relação ao seu instrumento escolhido durante as oficinas que ocorrem na escola, priorizando não só as vivências mais a percepção de cada aluno ao tocar em grupo, relevando o tempo que se dedicou ao estudo e desenvolvimento da música e as dinâmicas exigidas pela iniciação da prática em conjunto. Por meio de um estudo de caso (Gil,2009) iremos relatar as reflexões obtidas mediante as observações feitas durante o processo de formação que ocorreram nos 50 minutos de encontros semanais e um encontro mensal de 2 horas para os ensaios coletivos, que culminou numa apresentação artística para, enfim, avaliarmos o que foi desenvolvido na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Carneiro, N. F., Mota Diniz, R. D., Gadelha, R. T., & Parente, F. X. (2017). PRÁTICA EM CONJUNTO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NO PROJETO DE BANDA ESCOLAR NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL SENADOR FERNANDES TÁVORA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5717. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30741

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência