PRÁTICA EM CONJUNTO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NO PROJETO DE BANDA ESCOLAR NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL SENADOR FERNANDES TÁVORA
Resumo
Este estudo apresenta as atividades de ensino de música desempenhada em uma escola parceira da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de apresentar as dificuldades enfrentadas na realização do projeto de prática em conjunto de instrumentos, realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), atuante na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Senador Fernandes Távora. As atividades foram desenvolvidas no período de Março a Julho de 2017. A realização das atividades adveio do interesse da gestão escolar em criar uma banda para apresentações em festivais periódicos promovido pela escola, decorrente da evolução e desempenho dos alunos nas oficinas de instrumentos. Realizamos reuniões para definição do repertório e para seleção dos alunos. A prática em conjunto visou compreender os níveis de desenvolvimento prático e teórico de cada aluno em relação ao seu instrumento escolhido durante as oficinas que ocorrem na escola, priorizando não só as vivências mais a percepção de cada aluno ao tocar em grupo, relevando o tempo que se dedicou ao estudo e desenvolvimento da música e as dinâmicas exigidas pela iniciação da prática em conjunto. Por meio de um estudo de caso (Gil,2009) iremos relatar as reflexões obtidas mediante as observações feitas durante o processo de formação que ocorreram nos 50 minutos de encontros semanais e um encontro mensal de 2 horas para os ensaios coletivos, que culminou numa apresentação artística para, enfim, avaliarmos o que foi desenvolvido na prática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Carneiro, N. F., Mota Diniz, R. D., Gadelha, R. T., & Parente, F. X. (2017). PRÁTICA EM CONJUNTO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NO PROJETO DE BANDA ESCOLAR NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL SENADOR FERNANDES TÁVORA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5717. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30741
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.