PREPARANDO-SE PARA O ENEM: ANÁLISE DO CONTEXTO GEOPOLÍTICO MUNDIAL.
Resumo
Este trabalho é parte do Projeto Atualidades realizado por bolsistas da Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na EEM Liceu de Messejana, com alunos dos terceiros anos do turno da tarde. A temática das intervenções em sala de aula abrangeu questões geopolíticas de relevância na (re)produção do espaço mundial contemporâneo: a situação política da Coréia do Norte e o possível conflito com os Estados Unidos da América, bem como a origem e as consequências dos conflitos ideológicos no Oriente Médio. A atual forma de avaliação das universidades requer a compreensão crítica da conjuntura sociopolítica do Brasil e do mundo, mas nem sempre o currículo escolar contempla tais conteúdos. Ademais, a visão parcial da mídia não contribui para que a sociedade tenha um olhar reflexivo sobre o tema, logo se torna necessária as intervenções em sala de aula que buscam sanar esta carência. Objetivou-se com essa prática incentivar os educandos a construir uma visão crítica acerca dos conflitos geopolíticos globais e entender os impactos locais ocasionados por tais processos. Como metodologia as intervenções foram planejadas da seguinte forma: grupo de estudo realizado pelos bolsistas; seleção de textos e vídeos que auxiliaram no debate; realização de duas intervenções em 03 turmas; a carga horária foi de 50 minutos em cada turma; foram utilizados recursos audiovisuais como slides e vídeos. Buscou-se fomentar uma análise crítica e histórica que evidenciasse os processos socioeconômicos que não se pautasse no senso comum, para que se incentivasse o debate entre bolsistas e alunos. Observou-se interesse dos alunos em discutir tais temáticas, tendo em vista que o rápido acesso a informação na sociedade contemporânea possibilita a apropriação dos conhecimentos sobre uma amalgama de processos que ocorrem na sociedade, nos coube evidenciar as contradições e as múltiplas facetas de cada situação, que são geralmente omitidas pela mídia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Consul, T. P., Sousa, F. W. da S., Oliveira, E. C., Quixadá, L. M., & Silva Barbosa, M. E. (2017). PREPARANDO-SE PARA O ENEM: ANÁLISE DO CONTEXTO GEOPOLÍTICO MUNDIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5720. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30744
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.