PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO SOBRE ALGUMAS TEMÁTICAS DO ENEM E A INTERPRETAÇÃO À LUZ DE VYGOTSKY POR BOLSISTAS PIBID BIOLOGIA

Autores

  • Maria Virginia Oliveira da Silva
  • Emilly Teixeira de Sousa
  • Tamires Gonçalves Nogueira
  • Francisco Ubiraju Ferreira de Sousa
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

Na escola é comum observar, após as avaliações, que muitos alunos não conseguem lembrar, ou explicar os conteúdos vistos em sala e muitas vezes a importância dada a este acontecimento é deixado de lado pois não há tempo de rever os conteúdos e assim obter um melhor rendimento, seja nas avaliações futuras ou mesmo que o conteúdo possa ser contextualizado. Pensando nisso foi realizada uma intervenção de forma lúdica na Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará, no final do primeiro semestre desse ano por estudantes e supervisor bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Ceará. Foram identificados, após a avaliação parcial os assuntos onde os alunos demonstraram mais dificuldade: Água, Vitaminas, Carboidratos, Método Científico e Características gerais da vida. Após essa identificação foram criadas 15 questões dentro dos temas selecionados e montado um jogo de tabuleiro com pano TNT e cartolinas. O jogo foi aplicado em turmas do 2º ano durante o intervalo, pois queríamos ministrar essa atividade em um ambiente fora da sala de aula. A turma foi dividida em quatro grupos na qual era escolhido um representante para ser o “pino humano” e responder as perguntas com os demais. Ao longo e ao final da atividade, observamos que os alunos se mostraram interessados e participativos, em tentarem relembrar e contextualizar o que era solicitado nas perguntas. Usando como referencial a concepção de ensino vygotskyana, a partir do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, a atividade possibilitou compreender que a interação entre os alunos, em um espaço diferente da sala de aula, mediados pelo outro, frente as novas situações lançadas, ampliou a interpretação do fazer-se docente por parte dos bolsistas envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Oliveira da Silva, M. V., Teixeira de Sousa, E., Nogueira, T. G., Ferreira de Sousa, F. U., & Feitosa Silva, J. R. (2017). PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO SOBRE ALGUMAS TEMÁTICAS DO ENEM E A INTERPRETAÇÃO À LUZ DE VYGOTSKY POR BOLSISTAS PIBID BIOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5721. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30745

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência