PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ – PIC LCC
Resumo
O Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto da CNPq que visa dar continuidade à formação matemática dos estudantes medalhistas da OBMEP por meio da concessão de bolsa de Iniciação Científica Junior. Inspirado nesse programa, desenvolvemos o Projeto de Iniciação Científica do Liceu do Conjunto Ceará que prepara o aluno para a participação na primeira e segunda fase da OBMEP. O objetivo é fazer o aluno entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliar o seu conhecimento científico e prepará-lo para um futuro desempenho profissional e acadêmico. O desenvolvimento do projeto ocorre através de resolução de questões que abordam Aritmética, Geometria e Análise Combinatória. Essa atividade é realizada com o auxilio da Teoria das Situações Didáticas, que uma metodologia de ensino desenvolvida pelo matemático Guy Brousseau. A idéia básica é aproximar o trabalho do aluno ao trabalho de um pesquisador, testando conjecturas, formulando hipóteses, provando, construindo modelos, conceitos, teorias e socializando os resultados. A teoria é composta por quatro fases: a ação, a formulação, a validação e a institucionalização. Na ação, o aluno vai ler a questão, vai refletir e simular tentativas. Na formulação, acontece uma troca de informação entre os alunos através de uma linguagem, não necessariamente matemática. Na validação, o aluno tenta convencer o professor e demais colegas a veracidade de suas afirmações usando a linguagem matemática apropriada. Na institucionalização, o professor irá estabelecer sua intenção, retoma a responsabilidade que cedeu ao aluno e vai fazer uma conferência do saber. As construções que não estão adequadas serão justificadas, o porquê não foram validadas. Nesse momento é o professor vai conseguir dizer o que o aluno aprendeu durante todas as fases. O trabalho foi desafiador, com algumas dificuldades de execução que foram superadas e os objetivos alcançadosDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Duarte de Oliveira, D., Silva, A. K. de L., Torres Aguiar, F. N., Santos da Costa, L. E., Cavalcante Sobral, R. A., & Duarte Maia, J. A. (2017). PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ – PIC LCC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5724. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30748
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.