PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ – PIC LCC

Autores

  • Dayara Duarte de Oliveira
  • Andreza Kezia de Lima Silva
  • Francisca Natália Torres Aguiar
  • Luiz Eduardo Santos da Costa
  • Rui Afonso Cavalcante Sobral
  • Jose Alberto Duarte Maia

Resumo

O Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto da CNPq que visa dar continuidade à formação matemática dos estudantes medalhistas da OBMEP por meio da concessão de bolsa de Iniciação Científica Junior. Inspirado nesse programa, desenvolvemos o Projeto de Iniciação Científica do Liceu do Conjunto Ceará que prepara o aluno para a participação na primeira e segunda fase da OBMEP. O objetivo é fazer o aluno entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliar o seu conhecimento científico e prepará-lo para um futuro desempenho profissional e acadêmico. O desenvolvimento do projeto ocorre através de resolução de questões que abordam Aritmética, Geometria e Análise Combinatória. Essa atividade é realizada com o auxilio da Teoria das Situações Didáticas, que uma metodologia de ensino desenvolvida pelo matemático Guy Brousseau. A idéia básica é aproximar o trabalho do aluno ao trabalho de um pesquisador, testando conjecturas, formulando hipóteses, provando, construindo modelos, conceitos, teorias e socializando os resultados. A teoria é composta por quatro fases: a ação, a formulação, a validação e a institucionalização. Na ação, o aluno vai ler a questão, vai refletir e simular tentativas. Na formulação, acontece uma troca de informação entre os alunos através de uma linguagem, não necessariamente matemática. Na validação, o aluno tenta convencer o professor e demais colegas a veracidade de suas afirmações usando a linguagem matemática apropriada. Na institucionalização, o professor irá estabelecer sua intenção, retoma a responsabilidade que cedeu ao aluno e vai fazer uma conferência do saber. As construções que não estão adequadas serão justificadas, o porquê não foram validadas. Nesse momento é o professor vai conseguir dizer o que o aluno aprendeu durante todas as fases. O trabalho foi desafiador, com algumas dificuldades de execução que foram superadas e os objetivos alcançados

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Duarte de Oliveira, D., Silva, A. K. de L., Torres Aguiar, F. N., Santos da Costa, L. E., Cavalcante Sobral, R. A., & Duarte Maia, J. A. (2017). PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ – PIC LCC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5724. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30748

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência