PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL: EMPODERANDO-SE POR MEIO DA LINGUAGEM
Resumo
Este trabalho tem por objetivo aperfeiçoar a produção de textos escritos e orais dos alunos de 3º e 4º anos do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Fortaleza. A metodologia para a realização deste trabalho consiste na realização de oito oficinas ministradas por mim, aluna do Curso de Letras da UFC e também monitores do Programa Novo Mais Educação. O referido projeto funciona no contra-turno das aulas habituais, uma vez por semana, com duração de duas horas e meia. Durante este trabalho, os alunos produzirão um texto oral e um texto escrito, fruto, respectivamente, de criação coletiva e individual do aluno. Para trabalhar com estas duas modalidades da língua, utilizaremos um gênero textual por semana, a fim de aprimorarmos os conhecimentos textuais, léxicos e semânticos que os alunos já possuem. Toda a produção dos estudantes será exposta para a comunidade escolar em uma amostra e/ou painel organizada (o) pelos alunos e os monitores do projeto. Baseamo-nos, teoricamente, para a realização desta pesquisa nas contribuições teóricas de Ramos (1999), Fávero (2000), Koch (2002), Dolz e Schneuwly (2004), Geraldi (2004) e Vieira (2005). Como resultado, esperamos incentivar qualitativamente, por meio de oficinas, essas produções dos alunos e de aproximar os estudantes à realização de práticas reais de linguagem da língua, para que eles se vejam como participantes do processo de construção do ensino e da aprendizagem da língua materna. Esperando, assim, resultados positivos que irão empoderar os estudantes numa perspectiva social, reduzindo as deficiências da oralidade, acrescendo o rendimento escolar e preparando uma base para o caminho pedagógico que futuramente será percorrido.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Muniz, A. C., & Serafim, M. de S. (2017). PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL: EMPODERANDO-SE POR MEIO DA LINGUAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5726. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30750
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
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