PROJETO "NOVO ENSINO MÉDIO": A ROBÓTICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/FÍSICA NA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE C & T NO LICEU DO CEARÁ

Autores

  • Samael Lucas de Sousa Mendes
  • Rerison Sousa Oliveira
  • Rafael de Lima Peixoto
  • Ana Brenda Santos Reis
  • Antonio Tavares Bittencourt
  • Marcos Antonio Araujo Silva

Resumo

Apesar das críticas à atual Reforma do Ensino Médio (REM), ela tem aberto novas possibilidades em que o estudante possa ter um direcionamento mais norteado, no que se refere à área do conhecimento que pode desenvolver dentro da realidade escolar. Nesse sentido, a RMF favorece o ensino de ciências e tecnologias (C & T) com uma maior flexibilização da oferta de conhecimento; possibilitando ao aluno explorar e acessar as áreas científicas e tecnológicas, de forma a conhecer um novo universo que vai além do que o senso comum apresenta, contribuindo para o desenvolvimento de potencialidades e inspirando-os a seguir o caminho das C & T. Assim, o ensino de C & T vem sendo colocado como uma disciplina eletiva, gerando aulas práticas de aprofundamento com visões tanto teóricas como empíricas. Neste trabalho, apresentamos a área de robótica como conteúdo a ser abordado para estudo, que é vista como uma ciência que induz a por em prática conceitos físicos, permitindo desenvolver uma série de habilidades, além de estimular o trabalho em equipe. Essas aulas são realizadas pelo professor da escola, supervisor do projeto Pibid/Física, com a participação dos bolsistas de iniciação à docência, que, com os materiais do laboratório da Escola, põem-se a realizar experimentos orientando os alunos participantes. Os alunos são incentivados a questionarem algumas ações realizas nas experiências propostas. Diante disso, gera-se uma expectativa de que o ensino mais flexível, possa melhorar o desempenho teórico e prático dos alunos participantes, além de fazer cidadãos conscientes e autônomos inseridos nas áreas de C & T. Foram elaboradas questões avaliadoras capazes de mostrar a proficiência dos alunos quanto às aulas eletivas, além de entrevistas de ex-alunos que participaram do projeto Novo Ensino Médio analisando a influência do projeto em seu cotidiano e também com o conhecimento adquirido, verificado pelos resultados teóricos avaliativos das provas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Mendes, S. L. de S., Oliveira, R. S., Peixoto, R. de L., Santos Reis, A. B., Bittencourt, A. T., & Araujo Silva, M. A. (2017). PROJETO "NOVO ENSINO MÉDIO": A ROBÓTICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/FÍSICA NA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE C & T NO LICEU DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5728. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30752

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência