PROJETO TV MATEMÁTICA
Resumo
Com o crescente avanço tecnológico que vivenciamos, a pratica docente precisa se adaptar para atender a um público cada vez mais conectado. Nós, bolsistas do PIBID-MATEMÁTICA/UFC da escola SANTO AFONSO, procuramos atender essas exigências contando com a praticidade de preparar material didático a ser disponibilizado de forma online. Nosso pressuposto é que aproximar a atividade escolar do cotidiano do aluno, contribui para a melhoria do desempenho e do interesse estudantil. Além disso, a interface digital oferece um certo anonimato, o que pode beneficiar o aluno que costuma não se expressar em sala de aula. Nesse contexto, desenvolvemos o projeto "Tv Matemática", no qual planejamos e gravamos videoaulas de curta duração sobre diversos assuntos do currículo escolar de matemática. Algumas já publicadas no canal do youtube e outras em fase final de edição. Com esse projeto nossos alunos têm sempre disponível, ao seu alcance imediato, videoaulas elaboradas com uma linguagem que eles já conhecem e tratando de temas já vistos em sala de aula. Esses vídeos funcionam como plantões tira-dúvidas instantâneos. As eventuais dúvidas remanescentes podem ser postadas nos comentários e também apresentadas posteriormente em sala de aula. Além disso, nossa pretensão é que esse ambiente de aprendizagem possa envolver estudantes de outras escolas propiciando a interação entre pessoas de diferentes origens para trocas de experiência, visando sempre o aprendizado de matemática. Esperamos que a "tv matemática" contribua para superar as dificuldades do ensino de matemática, uma vez que os professores e alunos são postos em atividades distintas das tradicionais de modo a valorizar as relações interpessoais e num certo sentido, quebrar paradigmas.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gadelha, F. M., Bezerra, T. de S., Barbosa, F. I. da C., & Duarte Maia, J. A. (2017). PROJETO TV MATEMÁTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5729. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30753
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
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