PROMOVENDO A DEBATE RACIAL NA ESCOLA: O PIBID – SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE (RE)CONSTRUÇÃO E DESCONTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOCIAIS

Autores

  • Jose Valterdinan Mesquita Xavier
  • Maria das Dores Soares
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

O trabalho em questão propõe-se a discutir a maneira pelo qual o Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, através do subprojeto de Sociologia, pensa, constrói e realiza suas atividades, em uma das escolas onde o mesmo se faz presente: E.E.F.M Dr. César Cals, dando um foco nas atividades que procuraram discutir a problemática do Racismo no Brasil, de maneira direta ou indireta. A metodologia utilizada que promoveu a concretização deste trabalho se pautou em um balanço histórico dos trabalhos já produzidos que se encaixam no eixo destacado; no estudo sistemático sobre as mesmas, no que concerne ao conteúdo abordado, ferramentas utilizadas para facilitar a discussão, dinâmicas e metodologias inovadoras; bem como na coleta e análise dos relatos deixados por estudantes e bolsistas, em relação as intervenções executadas. Os resultados nos permitem perceber a importância da execução de momentos como os aqui pontuados, na construção de relações humanas mais saudáveis, e de percepção do outro como um indivíduo que deve ser respeitado a todo instante, bem como para o enriquecimento do conhecimento dos estudantes e para uma maior qualidade na formação dos licenciandos e licenciandas integrantes do projeto, além de pôr em exercício a lei 10.639/03 que torna obrigatória o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas instituições escolares públicas e privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Mesquita Xavier, J. V., Soares, M. das D., & Goncalves, D. N. (2017). PROMOVENDO A DEBATE RACIAL NA ESCOLA: O PIBID – SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE (RE)CONSTRUÇÃO E DESCONTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5730. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30754

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência