RECONHECIMENTO DE SONS VOCÁLICOS POR ESTUDANTES DE INGLÊS EM NÍVEL PRÉ-INTERMEDIÁRIO
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência docente no desenvolvimento de percepção e produção de sons vocálicos por aprendizes de inglês durante cursos ministrado no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) através do Núcleo de Língua Inglesa (NucLi). Durante as aulas de compreensão oral ministradas nesses cursos, os alunos, de nível pré-intermediário de proficiência em inglês, comunicaram dificuldade em compreender a língua inglesa em sua forma falada, pois muitos dos sons são inexistentes em sua língua nativa, o português, além de também serem muito distintos da sua forma escrita correspondente. Vários estudos (GONTOW; GODOY; MARCELINO, 2006; & SILVA, 2005) mostram que os sons vocálicos podem ser especialmente difíceis para estudantes brasileiros. Na tentativa de diminuirmos a dificuldade de percepção e distinção dos sons vocálicos do inglês, adotamos uma abordagem com base na Instrução com Foco na Forma (ELLIS, 2005; & LARSEN-FREEMAN e LONG, 1991). Nas três turmas do mesmo nível do curso de compreensão oral, os sons foram trabalhados de três formas diferentes: isoladamente (apenas o som vocálico); pronunciado em palavras isoladas, fora de qualquer contexto; e, por fim, usado em uma palavra dentro de uma oração contextualizada. Inicialmente, identificamos a forma que trazia maiores obstáculos aos alunos e, a partir dessa identificação, o trabalho de percepção desses sons foi intensificado, inserindo em cada aula um momento específico, em torno de 5 (cinco) minutos, no qual focamos em um som vocálico específico. Embora esse trabalho esteja apenas se iniciando, observamos que os alunos começam a demonstrar mais confiança nas atividades de compreensão oral em sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Loiola Macedo, L. M., & Cabral Borges, V. M. (2017). RECONHECIMENTO DE SONS VOCÁLICOS POR ESTUDANTES DE INGLÊS EM NÍVEL PRÉ-INTERMEDIÁRIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5739. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30763
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.