RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDIÇÃO DE VÍDEO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rina Marcia Araujo de Oliveira Sousa
  • Mônika Martins de Lima
  • Rafael Camurça Pereira
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência de um licenciando da Universidade Federal do Ceará ao estimular a expressividade discente através da construção narrativa de contos digitais e a utilização de edição de vídeo em oficinas educomunicativas na Escola de Ensino Médio Padre Rodolfo Ferreira da Cunha no Trairi/Ceará. Compreende-se a necessidade de interação com os meios tecnológicos digitais e o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo na construção dos saberes. Entretanto, a falta de recursos financeiros em escola pública do interior do Ceará, falta de infraestrutura na cidade e a distância da capital, proporcionam também um distanciamento no saber tecnológico e uma reflexão de como o licenciando poderá remediar esse desvio. A pesquisa de caráter qualitativo e de estudo de campo foi realizada com grupos de alunos do 1º, 2° e 3° anos do Ensino Médio da E.E.M. Pe. Rodolfo Ferreira da Cunha, com dados coletados dos discentes da oficina de contos digitais. Foram analisadas em três fases: classificação, ordenação e categorização. O resultado mostrou a quantidade de discentes participando da oficina, o acesso e a interação do discente com as tecnologias, dificuldades do manuseio de equipamentos, construção do saber e relação interpessoal. Inicialmente alguns grupos demostraram receio na elaboração do conteúdo digital. Contudo, a técnica storytelling contribuiu para exemplificar como o discente pode, de forma criativa, produzir textos adequados para os diversos públicos e transformá-los em contos digitais. Os grupos se dividiram, escolheram temas cotidianos do ambiente escolar e criaram um texto para editarem em um vídeo interativo educacional produzido no programa MovieMaker. A pesquisa poderá continuar em outro contexto temático de observação das atividades nas Licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Araujo de Oliveira Sousa, R. M., Martins de Lima, M., Pereira, R. C., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDIÇÃO DE VÍDEO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5740. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30764

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência