RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDIÇÃO DE VÍDEO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência de um licenciando da Universidade Federal do Ceará ao estimular a expressividade discente através da construção narrativa de contos digitais e a utilização de edição de vídeo em oficinas educomunicativas na Escola de Ensino Médio Padre Rodolfo Ferreira da Cunha no Trairi/Ceará. Compreende-se a necessidade de interação com os meios tecnológicos digitais e o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo na construção dos saberes. Entretanto, a falta de recursos financeiros em escola pública do interior do Ceará, falta de infraestrutura na cidade e a distância da capital, proporcionam também um distanciamento no saber tecnológico e uma reflexão de como o licenciando poderá remediar esse desvio. A pesquisa de caráter qualitativo e de estudo de campo foi realizada com grupos de alunos do 1º, 2° e 3° anos do Ensino Médio da E.E.M. Pe. Rodolfo Ferreira da Cunha, com dados coletados dos discentes da oficina de contos digitais. Foram analisadas em três fases: classificação, ordenação e categorização. O resultado mostrou a quantidade de discentes participando da oficina, o acesso e a interação do discente com as tecnologias, dificuldades do manuseio de equipamentos, construção do saber e relação interpessoal. Inicialmente alguns grupos demostraram receio na elaboração do conteúdo digital. Contudo, a técnica storytelling contribuiu para exemplificar como o discente pode, de forma criativa, produzir textos adequados para os diversos públicos e transformá-los em contos digitais. Os grupos se dividiram, escolheram temas cotidianos do ambiente escolar e criaram um texto para editarem em um vídeo interativo educacional produzido no programa MovieMaker. A pesquisa poderá continuar em outro contexto temático de observação das atividades nas Licenciaturas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Araujo de Oliveira Sousa, R. M., Martins de Lima, M., Pereira, R. C., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDIÇÃO DE VÍDEO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5740. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30764
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.