RETROESCAVADEIRA: PRÁTICAS DE OFICINA ELETROMECÂNICA E PEDAGÓGICA, AS POSSIBILIDADES DO ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Rerison de Sousa Oliveira
  • Samael Lucas de Sousa Mendes
  • Francisco Kennedy Freire Nunes de Moura
  • Antônio Tavares Bittencourt
  • Marcos Antonio Araujo Silva

Resumo

Este trabalho trata de um Experimento Pedagógico e baseia-se em propor aulas experimentais em laboratório com o objetivo de unificar conhecimentos práticos e teóricos. É realizado através de aulas preparadas especificamente para esta oficina, onde os bolsistas têm a oportunidade de por em prática os conhecimentos pedagógicos adquiridos na universidade, tendo sua formação docente iniciada por meio de preparação de planos de aula e suas execuções em sala. O projeto baseia-se no método de ensino por experimentação, onde tivemos um ensaio científico, um trabalho em conjunto entre bolsistas e alunos, destinado a verificações de fenômenos físicos. Portanto, temos como finalidade por a prova os conhecimentos adquiridos possibilitando uma aproximação do trabalho científico e a melhor compreensão dos processos de ação da física. Uma forma de melhorar o processo de ensino aprendizagem é fazer o aluno, que é o receptor deste processo, visualizar a física além de símbolos e equações matemáticas; o meio encontrado para isso foi através do uso do lúdico, o ensino passou a ser mais interessante e menos exaustivo; o discente construiu seu conhecimento e brincou ao mesmo tempo. O lúdico foi utilizado como promotor da aprendizagem, possibilitando a aproximação dos alunos com o conhecimento. Este trabalho foi realizado no Colégio Estadual Liceu do Ceará pelos bolsistas do programa PIbid/Física e o resultado verificado foi um aumento do interesse dos alunos pelas aulas de física. O experimento utilizado para este referido trabalho foi a montagem de uma retroescavadeira, na qual foi possível unificar o método de ensino, juntamente com meio lúdico com a finalidade de potencializar a assimilação dos conceitos referentes aos fenômenos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Oliveira, R. de S., Mendes, S. L. de S., Freire Nunes de Moura, F. K., Bittencourt, A. T., & Araujo Silva, M. A. (2017). RETROESCAVADEIRA: PRÁTICAS DE OFICINA ELETROMECÂNICA E PEDAGÓGICA, AS POSSIBILIDADES DO ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5741. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30765

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência