RETROESCAVADEIRA: PRÁTICAS DE OFICINA ELETROMECÂNICA E PEDAGÓGICA, AS POSSIBILIDADES DO ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO
Resumo
Este trabalho trata de um Experimento Pedagógico e baseia-se em propor aulas experimentais em laboratório com o objetivo de unificar conhecimentos práticos e teóricos. É realizado através de aulas preparadas especificamente para esta oficina, onde os bolsistas têm a oportunidade de por em prática os conhecimentos pedagógicos adquiridos na universidade, tendo sua formação docente iniciada por meio de preparação de planos de aula e suas execuções em sala. O projeto baseia-se no método de ensino por experimentação, onde tivemos um ensaio científico, um trabalho em conjunto entre bolsistas e alunos, destinado a verificações de fenômenos físicos. Portanto, temos como finalidade por a prova os conhecimentos adquiridos possibilitando uma aproximação do trabalho científico e a melhor compreensão dos processos de ação da física. Uma forma de melhorar o processo de ensino aprendizagem é fazer o aluno, que é o receptor deste processo, visualizar a física além de símbolos e equações matemáticas; o meio encontrado para isso foi através do uso do lúdico, o ensino passou a ser mais interessante e menos exaustivo; o discente construiu seu conhecimento e brincou ao mesmo tempo. O lúdico foi utilizado como promotor da aprendizagem, possibilitando a aproximação dos alunos com o conhecimento. Este trabalho foi realizado no Colégio Estadual Liceu do Ceará pelos bolsistas do programa PIbid/Física e o resultado verificado foi um aumento do interesse dos alunos pelas aulas de física. O experimento utilizado para este referido trabalho foi a montagem de uma retroescavadeira, na qual foi possível unificar o método de ensino, juntamente com meio lúdico com a finalidade de potencializar a assimilação dos conceitos referentes aos fenômenos envolvidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira, R. de S., Mendes, S. L. de S., Freire Nunes de Moura, F. K., Bittencourt, A. T., & Araujo Silva, M. A. (2017). RETROESCAVADEIRA: PRÁTICAS DE OFICINA ELETROMECÂNICA E PEDAGÓGICA, AS POSSIBILIDADES DO ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5741. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30765
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.