REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ALMEIDA MONTE
Resumo
O presente trabalho retrata o projeto de revitalização do laboratório de ciências, da escola EEFM Deputado Francisco de Almeida Monte, feito por iniciativa dos bolsistas do PIBID/Física, com parceria da coordenação e ajuda dos estudantes. O laboratório é pouco utilizado como apoio para as aulas de Física, porém, existem muitos materiais para experimentos de Física incompletos e empenados em várias estantes. Após um levantamento da quantidade de material, de quais experimentos poderiam ser montados ou consertados, além da elaboração de experimentos diferenciados que pudessem ser feitos com um baixo custo, também foi debatido como poderíamos iniciar os reparos sem que houvesse uma grande despesa financeira e formas de atrair os estudantes para cooperarem com a revitalização. Dias antes de iniciar o projeto foi necessário fazer a sua divulgação, juntamente com o questionamento de quais estudantes teriam interesse de estar trabalhando com a montagem de equipamentos para utilização nas práticas laboratoriais de Física. Observou-se uma maior interação do grupo de discentes enquanto expúnhamos a possibilidade da sua participação poder ser usada como um método avaliativo. Através de pesquisas na internet e estudo do material que acompanhava os equipamentos, percebemos que seria possível montar uma gama de experimentos de diferentes tópicos da Física, o que possibilitaria elaboração de um roteiro de práticas de Física, caso os professores da escola queiram adotar aulas práticas como um método de ensino. A aplicação desse trabalho durou 2 meses e o seu resultado foi satisfatório. Muitos estudantes quiseram participar do projeto, agora há na escola, aproximadamente, 3 experimentos por tópico de Física.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Travassos Mota Martins, T. M., Gomes, W. P., Soares dos Santos, P., Alves Hartje, R. G., Guerra, D. L., & Salgado Vidal Silva, C. M. (2017). REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ALMEIDA MONTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5742. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30766
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.