TEXTURA SERTÃO

Autores

  • Matheus Dias Aguiar
  • Fernando Luis Maia da Cunha

Resumo

O sertão, suas características e seu cotidiano contados por imagens que subvertem a normalidade por meio de processos digitais. As fotos foram feitas durante aulas de campo nas cidades de Icó e Itães que tinha por objetivo o conhecimento de prédios antigos que passariam por processo de restauro. Para chegar até tais edificações foi percorrido um longo caminho a pé onde, aproveitando o ensejo, foi registrado um pouco do cotidiano dos moradores e das texturas do sertão. Tais texturas, pessoas e seus costumes se mostraram de extrema relevância imagética. Por isso, o intuito do ensaio é mostrar como as pessoas estão habituadas a essas características locais e como convivem com elas. É mostrar a vida delas utilizando a paisagem que as permeiam. Para isso, foi utilizado equipamentos de fotografia digital, sofwares para a pós-produção dessas imagens e conhecimentos básicos de luz, composição e plástica. Utilizando o Photoshop imagens de texturas representativas do sertão e imagens que retratam o cotiado dessas cidades, foram sobrepostas criando uma composição fictícia por meio de fragmentos reais. Além disso, para evidencia o contraste de luz e sombra a coloração das fotografias foram retiradas, deixando-as em preto e branco. Ressalta-se que em uma mesma foto foram utilizados fragmentos de diversas outras imagens para a composição final. O resultado final busca a integração das imagens, forçando o receptor a compreender e desvendar os pedaços da imagem final. O trabalho teve como referência direta os trabalhos do artista visual e fotógrafo Eustáquio Neves, assim como os trabalhos dos fotógrafos José Albano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Aguiar, M. D., & Maia da Cunha, F. L. (2017). TEXTURA SERTÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5744. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30768

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência