TRATAMENTO DOS VERBOS MODAIS EM GRAMÁTICAS DA LÍNGUA INGLESA
Resumo
O ensino da gramática de uma língua pode ser um processo de extrema complexidade. Profissionais que lidam com a aprendizagem de gramática tendem a buscar materiais de apoio adequados que promovam a aquisição do conhecimento eficiente. Entretanto, diversos professores argumentam que há uma dominância de gramáticas concentradas majoritariamente em termos estruturais, desconsiderando a língua em uso. Assim sendo, esse estudo trata dessas questões, voltando-se para a necessidade de gramáticas que auxiliem o ensino e aprendizado eficientes. Assim, buscamos comparar e analisar o tratamento dado aos verbos Modais nas seções explicativas em duas gramáticas diferentes, sob a perspectiva de aspectos formais e funcionais. A primeira seção apresenta uma breve exposição do tópico gramatical, e em seguida, a análise do corpus previamente selecionado, considerando realizações puramente formais, como também exemplos contextualizados, e por isso, mais funcionais. Finalmente, discute-se a questão do ensino gramatical com ênfase no uso situacional, bem como o ensino com a prevalência de elementos formais e a implicação dessas escolhas. Essa investigação foi fundamentada nos estudos de Lowth (1775), Lock (1996), Palmer (1987; 2001), e Halliday (2014), enquanto a análise foi conduzida a partir de duas gramáticas intermediárias: Intermediate Grammar: From form to meaning and use (BLAND, 1996), e Oxford English Grammar Course Intermediate (SWAN & WALTER, 2011). A pesquisa foi desenvolvida através da análise das explicações e seções de atividades dessas gramáticas, nos tópicos relacionados aos Modais. A investigação evidenciou que a gramática Intermediate Grammar demonstrou 85,5% de aspectos funcionais, em contraste com a segunda, Oxford English Grammar, que apresentou 63,7% de características formais. Os resultados da análise sugerem a prevalência de interesses distintos em ambos os materiais estudados, induzindo à confirmação das diferenças entre eles.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves da Silva, E. C., & Vasconcelos Lopes, M. F. (2017). TRATAMENTO DOS VERBOS MODAIS EM GRAMÁTICAS DA LÍNGUA INGLESA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5746. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30770
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.