UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO TEATRAL NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL MATIAS BECK
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Teatro, está presente na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck, localizada no bairro Vicente Pinzón, na região do Grande Mucuripe em Fortaleza, desde o mês de novembro de 2016. Motivados pelo desejo de aproximar os alunos e alunas da escola pública da periferia de Fortaleza ao conhecimento da prática teatral, ofereceu-se a oficina Módulo de Improvisação, no período de janeiro e fevereiro de 2017, tendo como público alvo alunos e alunas do oitavo e nono ano, com idades entre 13 e 17 anos. O conteúdo foi facilitado em dez encontros de três horas, duas vezes na semana, sob a supervisão da professora de arte da escola, Fran Bernardino. O objetivo foi introduzir alguns elementos da prática teatral aos alunos, proporcionando experiências estéticas e políticas. Ao facilitar o trabalho em grupo, sensibilizando os alunos através de jogos teatrais, ajudou-se a tornar a escola, através da prática inicial do teatro, um espaço mais aberto para a sociabilização e contribui-se para um melhor rendimento estudantil. Trabalhando com avaliações feitas através de observação, de rodas de conversa e de diários de bordo conseguiu-se alcançar resultados como: melhora no vocabulário teatral - tanto na escrita dos diários de bordo quanto nas falas durante as rodas de conversa; uma maior participação e iniciativa para os jogos e propostas em aula e um desenvolvimento do sentimento de grupo e maior socialização com alunos e alunas de turmas diferentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Mendes de Morais Galdino Vieira, F. E., Souza , P. H. da S., & Stazak de Freitas, T. (2017). UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO TEATRAL NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL MATIAS BECK. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5750. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30774
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.