VER OU NÃO VER, EIS A REAÇÃO: QUEBRANDO BARREIRAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO
Resumo
O ensino de Química tem sido socializado de modo cartesiano na maior parte das comunidades escolares e tal metodologia traz o efeito desejado para as formas de avaliações de conhecimento na atualidade. No entanto, quando os discentes são pessoas com deficiência visual, é necessária a criação de metodologias adequadas para que o aprendizado ocorra de modo efetivo. Diante da problemática explanada, o presente trabalho foi realizado com objetivo conceber a estudantes com deficiência visual a aquisição de conhecimentos químicos por meio da experimentação. A pesquisa foi realizada no Instituto Hélio Góes, uma escola da rede privada mantida pela Sociedade de Assistência aos Cegos — SAC (espaço escolar de ensino inclusivo). As aulas foram aplicadas ao 9° ano do Ensino Fundamental, utilizando o tema “A Química das Sensações” para contextualizar os conceitos de misturas e de seus métodos de separação. A metodologia se bifurca em dois caracteres (teórico e prático). Um dos pontos explorados no projeto se caracterizou pela união entre Universidade e escola. Deste modo, foi realizada uma visita em ambientes acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, com tal vivência sendo aplicada aos conhecimentos teóricos expostos com experimentação. Os resultados mostram que a metodologia aplicada tornou o aprendizado de química mais eficaz, colaborando para o desenvolvimento de novas percepções na disciplina em questão e as aplicabilidades de tais conceitos em seu cotidiano.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ferreira dos Santos, S. B., G Pompeu de Sousa Brasil, N. V., Pontes Silva Ricardo, N. M., & Pontes Silva Ricardo, N. M. (2017). VER OU NÃO VER, EIS A REAÇÃO: QUEBRANDO BARREIRAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5754. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30778
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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