ENSINO REMOTO: USO DO WHATSAPP COMO PRINCIPAL FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA.
Resumen
A pesquisa busca analisar as mediações realizadas pelas professoras a partir do acompanhamento do uso do aplicativo whatsapp, observando como elas ocorrem no tocante às aprendizagens das crianças do ciclo alfabetização de uma escola pública de Fortaleza. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com coleta de dados a partir da observação participante. As bolsistas do PIBID Pedagogia participaram dos grupos de whatsapp das turmas, interagindo às terças-feiras, propondo quinzenalmente atividades planejadas dentro do Projeto Explorando o meu mundo. Como resultados, elencamos: as mediações ficam comprometidas, pois a frequência e participação das crianças é mediana, visto que as devolutivas são em torno de 50% da turma. Fato que evidencia que o ensino remoto não tem contemplado todas as crianças e suas demandas. As entregas das atividades ocorrem por meio de fotos que são enviadas ao longo do dia e até mesmo nos finais de semana. As atividades propostas pelas professoras são encaminhadas através de vídeos, assim como suas correções. Como conclusão, podemos salientar que o aplicativo whatsapp vem possibilitando, mesmo que de forma limitada, vínculo entre professores, crianças e familiares. Porém, não permite um acompanhamento individualizado e de qualidade, com mediações efetivas no processo de Alfabetização. Além de inexistentes as interações entre os pares das crianças. É necessário evidenciar o quanto as diferenças sociais se expressam no ensino remoto e de quanto as crianças foram prejudicadas nesse processo de ensino-aprendizagem.Ora pelas limitações próprias do recurso, por não terem equipamentos suficientes, ou pela falta de internet, ou até pela condição social da família. No ensino remoto, as famílias se tornaram a maior ponte entre a escola e a criança, porém, alguns familiares não são alfabetizados, o que impacta ainda mais esse processo e sobre a qualidade das interações entre crianças e professores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Costa de Oliveira, V., Najara Mendes Rocha, N., & Maria Nogueira de Melo, C. (2021). ENSINO REMOTO: USO DO WHATSAPP COMO PRINCIPAL FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 6(19), 668. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/72869
Número
Sección
VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.