JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA DE FORMA REMOTA

Autores/as

  • Lara da Silva Oliveira
  • Samuel Oliveira de Sousa
  • Yvana Patrícia da Silva Barros
  • Raphael Alves Feitosa

Resumen

Os jogos são bastante utilizados como ferramenta lúdica para o ensino. Com a pandemia da COVID-19 e o ensino remoto emergencial instalado foi necessário que os profissionais da educação buscassem por novas metodologias de ensino, que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos, nesse contexto os jogos digitais se mostraram um grande aliado no ensino de biologia. Este trabalho tem por objetivo relatar a importância de jogos digitais como estratégia para o ensino de biologia no ensino remoto. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido por meio do Programa Residência Pedagógica financiado pela CAPES, tendo como local a EEMTI Antonieta Siqueira (Fortaleza-CE)no ano de 2021. Os jogos foram utilizados durante as aulas ministradas , teve jogo da memória, jogo do milhão, jogo da forca e jogo da pescaria. O conteúdo dos jogos eram os assuntos vistos em sala, dessa forma os jogos serviram para percebermos o nível do conteúdo assimilado durante as aulas. A partir do feedback dos alunos acerca dos jogos obteve-se aprovação, também foi percebido maior interação aluno-professor durante as aulas, principalmente nos jogos que eles eram os responsáveis pela ação no jogo, como por exemplo no jogo da memória e no jogo da forca. Entretanto, no jogo da pescaria onde eles tinham somente que escolher o número e o professor fazia a ação de pescar o peixe eles participaram, mas o interesse foi menor. Uma outra percepção é que os jogos podem ser aliados para melhorar a compreensão do conteúdo pelos estudantes. A adição dos jogos como ferramenta no auxílio do ensino proporcionou uma nova perspectiva tanto no aluno como no professor a respeito da aquisição de conhecimento e interação com esse novo meio de ensino, que é o ensino no formato remoto.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Oliveira, L. da S., Oliveira de Sousa, S., Patrícia da Silva Barros, Y., & Alves Feitosa, R. (2021). JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA DE FORMA REMOTA. Encontros Universitários Da UFC, 6(18), 689. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/72940

Número

Sección

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica