REFLEXÃO ACERCA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O PERÍODO REMOTO

Autores

  • Maria Antonia Pires Alves
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

Com a ampliação do isolamento social, adotado como medida preventiva contra o novo coronavírus, universidades e escolas de todos os níveis escolheram ao ensino à distância como alternativa à continuidade das atividades acadêmicas. Nesse período excepcional, a superação de obstáculos e desafios tem se tornado uma realidade cotidiana no planejamento e execução das atividades curriculares das escolas municipais de Fortaleza. O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir as intervenções pedagógicas realizadas no ciclo de alfabetização no período remoto. Para tanto, seguimos o método qualitativo do tipo exploratório, pois pretendemos observar e compreender os mais variados aspectos relativos às intervenções realizadas (GIL, 2017). Como referencial teórico utilizamos autores da área estudada: Ferreiro (1991) e Morais (2005) que são grandes pesquisadores da área de alfabetização e letramento. A partir disso, ao observarmos as atividades remotas podemos constatar que não está sendo uma tarefa fácil para professores, alunos e famílias, pois esta nova realidade requer muita adaptação. Percebemos a ausência e dificuldade desses alunos em retornar as atividades, em decorrência da falta de estrutura dos alunos para a realização das atividades. Por isso, foi utilizamos jogos digitais, vídeos e tutoriais e tecnologias da informação e comunicação, como estratégia para o ensino remoto. Em síntese, trazemos a importância de repensar as práticas pedagógicas que estimulam o processo de alfabetização, diante a essa mudança de cenário. Com isso, foi observado que os obstáculos foram minimizados pelo uso da ludicidade nas atividades. Por fim, enfatizamos que, apesar das dificuldades, os professores, alunos e famílias estão em constante busca de novas formas de reinventar suas práticas para um ensino mais efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Antonia Pires Alves, M., & Santiago da Costa, A. (2021). REFLEXÃO ACERCA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O PERÍODO REMOTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(18), 714. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/72965

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica