30 ANOS DE PRODUÇÃO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM QUIXADÁ
Resumen
Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar o processo histórico da produção de habitação de interesse social de iniciativo do Município de Quixadá, situada no Sertão Central cearense. No início dos anos 1990, com a criação do "Conselho de Habitação de Quixadá” dá-se início ao mutirão do bairro da Baviera, o mais antigo projeto habitacional local, cuja execução contou com o auxílio financeiro de um bingo. As famílias beneficiadas tiveram uma participação decisiva na construção das 28 casas populares, atendendo 140 pessoas. Em 1993, o projeto “Moradia Novo Tempo”, desenvolvido por uma parceria entre o Município e o Governo Estadual (representado pela COHAB) construiu 50 casas populares. Ainda em 1993, foi detectado no bairro Campo Velho, um número expressivo de casas sem infraestrutura adequada; com investimentos vindos do PROURB, mais 225 casas populares foram construídas e/ou reformadas. Em 1995, através do projeto “Lote Urbano”, a Prefeitura doou 100 lotes beneficiando os funcionários públicos que recebiam até 5 s.m. Em 2018, já no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, foram produzidas um pouco mais de 1.400 unidades habitacionais. A metodologia da pesquisa foi estruturada a partir de um amplo levantamento bibliográfico, com o intuito não apenas de elencar aspectos teóricos e compreender conceitos relacionados ao tema, mas também de compilar os documentos referentes à produção habitacional. Os resultados parciais da pesquisa apontam que todas essas iniciativas podem ter impulsionado uma expansão urbana e uma valorização de determinadas áreas da cidade. Nota-se, também, que a produção habitacional tem forte relação com o crescimento econômico e com as dinâmicas de poder no município.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Laurentino, D. de M., & Almir Farias Filho, J. (2021). 30 ANOS DE PRODUÇÃO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM QUIXADÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1874. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/74997
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.