A AVALIAÇÃO DA HABILIDADE ORAL E OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO SEU RESULTADO

Autores/as

  • Nayra Barbosa Mota
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumen

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os primeiros resultados do projeto de pesquisa que será o Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC. A intenção é levantar a discussão a respeito dos instrumentos avaliativos usados para verificar a habilidade oral, a fim de sugerir um critério mais adequado de avaliação dos alunos. O problema principal é sobre como avaliar a habilidade oral quando não há obrigatoriedade de ensino e aprendizagem da mesma no Ensino Fundamental Anos Finais. A partir dessa problemática e após investigar e confrontar pontos de vista de professores e alunos, a seguinte proposta de avaliação foi criada para ser aplicada de forma indireta e semidireta, verificando habilidades subjacentes ao que está sendo avaliado, simulando parcialmente uma tarefa da vida real (Shohamy, 1985). Não é normativa pois não define tabela de classificação e será criteriada (Hadji, 2001), pois avalia um comportamento com relação a um critério. Apesar de ter uma nota atribuída a ela, é uma avaliação Formativa, que não tem caráter definitivo de sentença irrevogável (Luckesi, 2006) com base na ideia de bricolagem pedagógica de Perrenoud (1994a, apud Perrenoud, 1999). As notas são dadas sempre considerando o que o aluno consegue produzir, e não o que ainda não consegue, dessa forma o feedback será ouvido com mais atenção visto que a reflexão não será feita ressaltando os erros, mas sim pontuando acertos e dando dicas para o teste seguinte. Portanto o feedback é informal e direto (Luckesi, 2015) logo após o teste. O resultado parcial do projeto é exatamente a elaboração de um critério e instrumento de avaliação da produção oral, no intuito de atingir o objetivo principal mencionado anteriormente.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Barbosa Mota, N., & Costa Fortier Silva, D. (2021). A AVALIAÇÃO DA HABILIDADE ORAL E OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO SEU RESULTADO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1881. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75004

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação