A CONSTRUÇÃO DOS MAPAS AFETIVOS DE VENEZUELANAS REFUGIADAS NO EXTREMO NORTE DO BRASIL
Resumo
O estado de Roraima tem sido uma via de entrada para mulheres venezuelanas em busca de refúgio devido às crises econômicas, políticas e sociais que afligem seu país de origem. Contudo, mudanças significativas precisam ser efetuadas no Brasil para que se acolha, de forma digna, um alto contingente migratório, visto que venezuelanas refugiadas enfrentam desafios diários de violência de gênero, de raça e de classe somadas às dificuldades para adquirir trabalho, acesso a serviços básicos de saúde e educação, moradia e vestimentas em Roraima. Percebe-se que a imigração também mobiliza aspectos afetivos, culturais e linguísticos que carecem de análise e de compreensão. Assim, esta pesquisa busca compreender sentimentos e emoções de venezuelanas refugiadas em Boa Vista (RR) a partir da relação dessas com seus territórios de origem e atual por meio da Estima de Lugar. Para isso, fundamentada na Psicologia Social e Ambiental e considerando o contexto sócio-histórico no qual as refugiadas estão inseridas, este estudo utilizará de observação participante, de diário de campo e do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA). Após aprovação da pesquisa no Comitê de Ética, será utilizado um critério por conveniência para contatar as venezuelanas de abrigos e ocupações espontâneas em Boa Vista, bem como com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) será feita aplicação do estudo. As informações serão tratadas e, posteriormente, analisadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. No que diz respeito aos resultados desta pesquisa, espera-se que, além de promover um maior aprofundamento sobre a temática apresentada, proporcionarão suporte na criação de ações que atendam a venezuelana refugiada e, ainda, possibilitarão melhores condições de vida para mulheres de outras nacionalidades que necessitam de refúgio no Brasil. Por fim, agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão financiador do estudo supracitado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cristina Pessoa Bento, H., Lima, A. de C., & Aurea Cruz Bonfim, Z. (2021). A CONSTRUÇÃO DOS MAPAS AFETIVOS DE VENEZUELANAS REFUGIADAS NO EXTREMO NORTE DO BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1888. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75011
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.