A ESPACIALIZAÇÃO DO MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS NO CEARÁ (1985 - 2020) (
Resumen
O Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB é, desde o ano de sua nacionalização em 1991, o representante mais expressivo da luta dos atingidos por barragens no Brasil. Nesta pesquisa, com uso da categoria Movimento Socioespacial (FERNANDES, 2000) é apresentado o processo de espacialização do MAB no Ceará, que se deu a partir da construção da Barragem do Castanhão, realizada entre os anos de 1995 e 2003. A obra atingiu os municípios de Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaretama e Alto Santo. O objetivo geral da pesquisa em desenvolvimento é, tendo como recorte temporal o período de 1985 a 2020, discutir o processo de espacialização do MAB no Ceará. Os objetivos específicos são, interpretar as contradições impostas por objetos técnicos (SANTOS, 2017) no Ceará as quais implicaram em espaços de atuação do MAB, entender a especificidade da formação do MAB no Ceará e compreender as dimensões dos espaços construídos pelo MAB no Estado. Na investigação qualitativa e exploratória, foi utilizado pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Na pesquisa, obteve-se alguns resultados parciais: O contexto de formação do MAB no Ceará contou com diversos atores, como a Igreja Católica, a Associação de Moradores de Jaguaribara, o Grupo Multiparticipativo do Castanhão, entre outros. As relações entre os atores ainda estão sendo investigadas. Uma das especificidades do MAB está na natureza da barragem a partir da qual o Movimento surgiu no Estado, que é para acúmulo de água, diferentemente das experiências pioneiras do MAB no Brasil. O Movimento, no seu processo de atuação, desenvolve uma relação escalar entre as instâncias, estando, no Estado, organizado em Regiões. A região, enquanto área de atuação, é apontada a partir de contradições impostas no espaço, a exemplo da barragem do Castanhão. Por fim, agradeço à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, pelo financiamento da pesquisa em andamento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Lorena Lima Ramos, M., & Amaro Gomes de Alencar, F. (2021). A ESPACIALIZAÇÃO DO MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS NO CEARÁ (1985 - 2020) (. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1901. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75024
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.