ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE CRUZ - CEARÁ - BRASIL.
Abstract
A fragilidade ambiental no município de Cruz no litoral norte do estado do Ceará foi definida de acordo com os componentes geoambientais mapeados em cartografia temática. O município possui uma área de 335,83 km² dividida em dois distritos: Cruz e Caiçara. A área de estudo é constituída por diversidade de tipos de paisagem e atividades econômicas, as quais, em determinadas categorias, estão em desacordo com a capacidade de suporte dos sistemas naturais. Está em evidência o crescimento populacional nas áreas urbanas e o aumento do fluxo de pessoas, de capital e de mercadorias com a construção do aeroporto regional e ampliação da malha rodoviária para potencializar as atividades turísticas no município. Nessa conjuntura, a presente pesquisa objetiva uma análise da fragilidade ambiental sob a égide do estudo integrado da paisagem que permite caracterizar e relacionar as condições naturais com as ações humanas provenientes do uso e ocupação do solo. A metodologia foi baseada através dos estudos realizados por Ross (1994) e permitiu identificar as potencialidades e as limitações dos sistemas ambientais e a intensidade da intervenção humana no meio ambiente. Foi constatado que, em áreas mais próximas ao litoral e margens dos recursos hídricos, o grau de fragilidade desses ambientes é mais intenso. Por fim, tem-se a proposta de medidas para o ordenamento territorial que englobam as diretrizes e planos de ações para recuperação de áreas degradadas, conservação dos recursos naturais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Fontenele Farias, F., & Jeovah de Andrade Meireles, A. (2021). ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE CRUZ - CEARÁ - BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1959. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75082
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.