ANÁLISE SOBRE O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NAS ATIVIDADES LABORAIS DOS BIBLIOTECÁRIOS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Julio Cesar Pinto Fernandes
  • Gabriela Belmont de Farias

Resumo

A pesquisa tem como objetivo identificar as abordagens sobre impactos na atividade laboral dos bibliotecários, que atuam em bibliotecas universitárias brasileiras no contexto da pandemia do covid-19, em relação ao uso das mídias digitais a partir da análise da produção científica na área da Ciência da Informação, mediante o mapeamento dos autores e instituições, tipologia, veículos e metodologias adotadas, conceitos e temáticas adjacentes. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfica, de nível exploratório e com abordagem quantiqualitativa, e emprega a análise de conteúdo para a análise dos dados. Utiliza a Base de Dados em Ciência da Informação e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como instrumento de coleta, com a aplicação de critérios para a inclusão e exclusão dos materiais e alocação de categorias de análise. Resultados parciais: Há uma quantidade significativa da produção de estudos sobre uso das mídias digitais no ambiente das bibliotecas universitárias, entretanto no que concerne ao uso das mesmas por parte dos bibliotecários, verifica-se uma baixa abordagem sobre a atuação e habilidades desses profissionais na utilização da mídia social como instrumento de trabalho. Conclui que a temática traz um ressignificado as práticas e novas perspectivas de atuação bibliotecária. Agradecimentos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pelo financiamento da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Cesar Pinto Fernandes, J., & Belmont de Farias, G. (2021). ANÁLISE SOBRE O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NAS ATIVIDADES LABORAIS DOS BIBLIOTECÁRIOS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1977. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75100

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação