AS POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA.
Abstract
O presente trabalho objetiva enfrentar as questões e problemáticas inerentes ao Ensino de História e a temática da ditadura militar, tendo em vista que, nos últimos anos, esse assunto passou a ser apresentado, por parte da sociedade, sob uma ótica, muitas vezes, distorcida e, em certos casos, negacionista. Sabe-se que o processo de ensino e de aprendizagem histórica tem passado por transformações durante os tempos, sendo encarado de diversas formas a partir da perspectiva do dominante e da resistência dos dominados. Diante dessa situação, faz-se mister compreender essas mudanças e suas aplicações para encarar essas discussões e distorções. Primeiramente, tem-se como ponto de partida a compreensão do ensino de História no Brasil ao longo dos anos, identificando suas características, interações e intenções, observando a construção e as estruturas desse processo. A partir desse entendimento, deve-se analisar as dinâmicas da aprendizagem histórica, principalmente, em relação aos conceitos de consciência, cultura e didática histórica, trazendo para o debate a figura do estudante. Enxerga-se, assim, a aprendizagem como um fator, também, extra sala de aula, o que explana o fato de alguns estudantes trazerem, durante as aulas, informações deturpadas, obtidas, principalmente, pelas redes sociais. A partir dessas perspectivas, vislumbra-se, então, a História Local e suas potencialidades como uma possibilidade para a prática docente e o ensino de História, por meio de estudos, pesquisas e experiências práticas, propondo, por meio de um protagonismo juvenil, a realização de um projeto em que os estudantes possam, a partir de testemunhos de cearenses perseguidos pela ditadura militar, compreender, problematizar e dialogar com a ditadura militar e o tempo atual, enxergando-se e aos outros numa perspectiva sistemática, tomando as suas próprias conclusões sobre o passado, o presente e o futuro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Matoso da Cruz, S., & Pereira da Silva, J. (2021). AS POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1991. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75114
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.