AS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS 3.0 NAS AULAS DE MÚSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO QUALITATIVO COM ADOLESCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
Resumen
Esse trabalho é um recorte de pesquisa de doutorado em educação que se encontra em andamento na Universidade Federal do Ceará, que tem como objetivo geral compreender as práticas de multiletramentos nas aulas de Arte/Música no ensino médio integrado de informática do IFRN, campus Apodi/RN. O estudo inclui a ação de implementar ações/estratégias de intervenção nas aulas de Música no ensino médio integrado em informática do IFRN campus Apodi/RN com base na pedagogia dos multiletramentos. Como objetivos específicos pretendemos: 1 - Analisar os principais processos, características e situações de multiletramentos presente no curso técnico em informática do IFRN campus Apodi/RN; 2- Avaliar a implementação de ações/estratégias de multiletramentos nas aulas de Música no ensino médio integrado do IFRN campus Apodi. Como metodologia optamos pelo estudo qualitativo por possibilitar um maior aprofundamento nas práticas de multiletramentos, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante, a entrevista de grupo focal e entrevista semiestruturada. As reflexões presentes nesse trabalho nos mostram que mesmo diante das desigualdades de acesso à internet e as tecnologias digitais, as práticas juvenis de multiletramentos são permeadas de textos multimodais que combinam o modo textual, visual, espacial e gestual, característico da web 3.0, para aprender música, demonstrando a necessidade de criarmos situações de ensino e aprendizagem que dialoguem com essas novas práticas musicais juvenis.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Magnaldo de Moura AraÚjo, J., S Junqueira, E., & Santos Junqueira Rodrigues, E. (2021). AS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS 3.0 NAS AULAS DE MÚSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO QUALITATIVO COM ADOLESCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1992. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75115
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.