AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE AMOSTRAGEM POPULACIONAL DE AVES APLICADOS A ODONTOPHORUS CAPUEIRA PLUMBEICOLLIS (URU-DO-NORDESTE)

Autores

  • Bruno Araujo Martins
  • Amablly Renata Martins de Moura
  • Paulo Cascon

Resumo

Odontophorus capueira é uma ave pertencente à ordem dos Galliformes, a qual sua subespécie O. c. plumbeicollis encontra-se criticamente ameaçada, ocorrendo atualmente em apenas duas localidades no nordeste do Brasil: Serra de Baturité-CE; Quebrangulo-AL. Nesta situação, estudos populacionais são fundamentais para elaboração e implementação de estratégias de conservação. Levando em conta a raridade desta ave, testamos duas metodologias de amostragem populacional para avaliarmos, dentre estas, a mais efetiva na detecção de indivíduos de uru-do-nordeste. Visitamos mensalmente (agosto/2019 - outubro/2019), seis áreas na Serra de Baturité-CE, com 2 km de transecto/cada. Nestas trilhas utilizamos dois métodos: 1. Busca ativa, onde as trilhas foram percorridas sem interrupções, em uma velocidade constante; 2. Playback, onde, a cada 200 metros, o canto territorial do táxon era reproduzido afim de atrair ou estimular o canto de indivíduos. Do total de 18 transectos amostrados (3 meses x 6 áreas), o método de playback apresentou maior eficácia, com 3 detecções, sendo duas destas na mesma área, em meses diferentes. Já com o método de busca ativa não houve detecção de indivíduos de O. c. plumbeicollis. Ambas as metodologias foram pouco efetivas para amostrar essa ave rara. O fator “presença humana” pode ter influenciado negativamente a amostragem, assim sugere-se que métodos passivos, como o monitoramento acústico passivo, sejam testados para avaliar a amostragem populacional dessa e de outras espécies raras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Araujo Martins, B., Renata Martins de Moura, A., & Cascon, P. (2021). AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE AMOSTRAGEM POPULACIONAL DE AVES APLICADOS A ODONTOPHORUS CAPUEIRA PLUMBEICOLLIS (URU-DO-NORDESTE). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2014. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75137

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação