CAPITALISMO, NEOCOLONIALISMO E LIBERTAÇÃO NACIONAL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DE AMÍLCAR CABRAL EM PERSPECTIVA
Resumo
Esta pesquisa busca desenvolver as análises fundamentadas no materialismo histórico feitas pelo intelectual africano Amílcar Cabral, sobre a atuação do neocolonialismo português nos territórios de Guiné-Bissau e Cabo Verde, através de seu entendimento sobre a consolidação do processo de dominação imperialista. Discute a participação fundamental da cultura subalternizada, num diálogo direto com os fatores econômicos e políticos. Sendo essa dialética apresentada pelo autor possibilitadora de uma leitura teórica sobre o neocolonialismo como um fenômeno e desenvolvendo os passos dos processos que resultaram na queda da exploração neocolonial. Baseia-se sobre os aspectos teórico-metodológicos de Cultura em Antonio Gramsci, neocolonialismo de Kwame N’Krumah, imperialismo de Vladimir Lenin e capitalismo burocrático de Mao Tse Tung. Objetiva-se explicitar o desenvolvimento teórico que Cabral faz sobre os referidos conceitos baseado no materialismo histórico, e demonstrar como o autor interpretou a atuação do colonialismo português. Apresenta resultados efetivos, através do desmembramento das principais fontes primárias, os livros “A Arma da Teoria” e “Unidade e Luta”, textos e discursos feitos pelo autor e o programa do Partido Africano de Independência de Guiné Bissau e Cabo Verde ao qual pertencia, que confirmam a presença da análise materialista de Cabral ao observar a realidade africana, apontando para a necessidade de se romper com a ingerência imperialista. A conclusão parcial do trabalho aponta para uma elaboração estruturada dos objetivos apresentados da necessária reflexão acerca do pensamento de Amílcar Cabral para se pensar, ainda, sobre o domínio imperialista que se reproduz sobre as mesma bases iniciais. Seja pela exportação de capitais, agudização da exploração da força de trabalho ou de intervenções diretas e indiretas na política dos países dominados. Esta pesquisa é realizada com financiamento do FUNCAP, e afirma o agradecimento ao órgãoDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Barreto da ConceiÇÃo, K., & Damasceno de Sa, L. (2021). CAPITALISMO, NEOCOLONIALISMO E LIBERTAÇÃO NACIONAL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DE AMÍLCAR CABRAL EM PERSPECTIVA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2033. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75156
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.