CLARICE LISPECTOR DAS PÁGINAS PARA AS TELAS: O FEMININO E A MÚSICA EM TRÊS ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA

Authors

  • PatrÍcia Rodrigues de Souza
  • Marcio Ferreira Rodrigues Pereira

Abstract

A referência musical é de suma importância para a construção e entendimento das personagens femininas na literatura de Clarice Lispector. Num olhar mais atento para a película cinematográfica A hora da estrela é possível perceber, numa das primeiras cenas, a jovem Macabéa diante do espelho ao som do tambor, cuja aparição também se apresenta no livro homônimo clariceano. No conto “O corpo”, numa cena na cozinha entre Carmem e Beatriz, ambas, “casadas” com Xavier, ouvem no rádio tocar uma música erudita alemã de Schubert; já no filme, de mesmo nome, na cena do rádio na cozinha, surge outra referência musical que elas ouvem e cantam, é uma música da "Era de Ouro do rádio brasileiro”: Ave Maria na interpretação de Dalva de Oliveira. Já no conto clariceano e na cena do filme “Ruído de Passos”, quando a senhora de oitenta anos Cândida Raposo está sentada em uma poltrona, ouve o romântico Liszt. Acreditamos que essas escolhas musicais não foram acidentais, mas muito bem pensadas, tanto no livro quanto no filme, para coadunar com o sentido narrativo dessas obras. Pensando nisso, com base no exposto, neste trabalho, recorte de nossa pesquisa de doutorado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, propomos evidenciar nas produções cinematográficas, adaptações de obras de Clarice, e produções homônimas clariceanas como a música dialoga com essas personagens, seja nos livros, seja nos filmes, e contribuem para a compreensão de três produções da obra clariceana transpostas para as telas; são elas: A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral, O Corpo (1991), de José Antonio Garcia, e Ruído de Passos (1996), de Denise Gonçalves. Para o desenvolvimento de nossa análise, utilizaremos fotogramas e passagens das produções narrativas de Clarice. Os resultados parciais de nosso estudo apontam que a música desempenha uma função que nos permite pensá-la como uma rica chave de leitura do papel das mulheres em diferentes fases de sua existência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Rodrigues de Souza, P., & Ferreira Rodrigues Pereira, M. (2021). CLARICE LISPECTOR DAS PÁGINAS PARA AS TELAS: O FEMININO E A MÚSICA EM TRÊS ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2053. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75176

Issue

Section

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação