CONFLITOS E RESISTÊNCIAS CAMPONESAS FRENTE A EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA NO NORTE DO TOCANTINS (BRASIL)
Abstract
A ciência geográfica estuda uma diversidade de temas, conceitos e fenômenos, dentre eles a fronteira, que na contemporaneidade já não é explicada somente como a delimitação de um mapa, mas também enquanto um processo contraditório e desigual (Martins, 2009), que pode ter várias definições e objetivos dependendo da abordagem do pesquisador (Hissa, 2006). Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo analisar e expor a situação contraditória presente na expansão da fronteira agrícola no Norte do Tocantins, evidenciado também os conflitos e as resistências camponesas frente a ocupação de seus territórios. No que se refere a metodologia, parte-se de uma abordagem qualitativa com utilização de pesquisa bibliográfica (teses, dissertações, livros, artigos), pesquisa documental e visitas a campo. O estado do Tocantins, antigo Norte Goiano, criado em 1988 tem despertado interesses políticos e econômicos de brasileiros e estrangeiros que têm investido na região, sobretudo, no ramo ligado à soja, gado e celulose (com destaque para o eucalipto). A porção norte do referido estado (área de espacialização deste estudo), localiza-se em uma área de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, um espaço complexo e contraditório, composto por diferentes territorialidades e realidades sociais, econômicas e culturais, marcado historicamente pelo conflito no campo (Sader, 1986). Situação que remete especialmente a situação da fronteira trabalhada por Martins (2009), que afirma que o que há de mais relevante para caracterizar um espaço fronteiriço é o conflito que nele ocorre. E o estado do Tocantins, especialmente na área de estudo, insere-se nessa realidade, inclusive já houve muitas mortes na luta pela terra na região. Por outro lado, a resistência camponesa se dá tanto via solidariedade entre as comunidades, parceria com instituições ligadas aos movimentos sociais, como a Comissão da Pastoral da Terra ou até mesmo com a participação em sindicatos e associações.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Batista Reinaldo, T., & Maria de Oliveira, A. (2021). CONFLITOS E RESISTÊNCIAS CAMPONESAS FRENTE A EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA NO NORTE DO TOCANTINS (BRASIL). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2063. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75186
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.