CONSIDERAÇÕES SOBRE O IMPACTO DO ENSINO EXPLÍCITO DE PRONÚNCIA PARA ALUNOS INICIANTES DE LÍNGUA INGLESA

Authors

  • Mila Marinho
  • Diana Costa Fortier Silva

Abstract

O presente estudo visa investigar a eficiência do ensino explícito de pronúncia para estudantes brasileiros adultos iniciando sua aprendizagem de inglês como L2. De acordo com Pennington (1996), estudantes adultos provavelmente farão conexões entre as formas falada e escrita da língua a que estão expostos, o que se confirma pela frequente tentativa de registrar os sons de algumas palavras por escrito por estes alunos em sala de aula. Embora as letras do alfabeto sejam comuns ao português e ao inglês, as correspondências entre som e letra desses idiomas, ou seja, entre seu sistema fonológico e a ortografia dos vocábulos, são bem diferentes; há sons em inglês que não pertencem ao sistema fonológico do português brasileiro. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento da aquisição de pronúncia da língua inglesa em dois grupos de alunos; somente um deles receberá instrução explícita de pronúncia, com a utilização do Alfabeto Fonético Internacional. O grupo que não estudará o Alfabeto Fonético Internacional receberá uma lista de palavras, contidas no vocabulário a que foram expostos nas primeiras quatro semanas de aula, para que transcrevam a sua pronúncia com os recursos que dispõem. Ao final do semestre letivo, a pesquisadora retornará a lista anteriormente mencionada com as transcrições para os estudantes que as produziram; o grupo que estudou os sons do inglês com o auxílio do IPA receberá uma lista com as mesmas palavras e as transcrições fonéticas das mesmas. A pesquisa pretende verificar como o primeiro grupo de estudantes registra a pronúncia graficamente e se pode recuperá-la, reproduzindo suas transcrições oralmente e comparar estes dados com os resultados do segundo grupo, que será convidado a fazer o mesmo utilizando as transcrições de IPA. Com essas informações, a autora espera constatar a eficiência da estratégia sistematizada em contraposição à transcrição baseada na ortografia e fonologia do português brasileiro.

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Published

2021-01-01

How to Cite

Marinho, M., & Costa Fortier Silva, D. (2021). CONSIDERAÇÕES SOBRE O IMPACTO DO ENSINO EXPLÍCITO DE PRONÚNCIA PARA ALUNOS INICIANTES DE LÍNGUA INGLESA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2065. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75188

Issue

Section

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação