CONSTRUIR UMA NAÇÃO E FORMAR BRASILEIROS: O ATLAS DO IMPERIO DO BRASIL E O COLÉGIO PEDRO II
Abstract
Em setembro de 1868, Candido Mendes de Almeida publicou o Atlas do Imperio do Brasil. Influenciado pela produção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro-IHGB e visando auxiliar na construção de uma identidade brasileira que estava sendo produzida, o autor na introdução do seu trabalho informava que ele era destinado ao Colégio Pedro II. Fundado em 1838, o colégio era responsável pela formação de parte dos filhos da elite do país, e tinha o intuito de auxiliar na difusão de uma civilidade entre aqueles que eram apresentados como futuros cidadãos e que deveriam tomar pela nação, este território em sua integridade e indivisibilidade. Nesse processo, conhecer a história e o território nacional foram entendidos como essenciais, gerando uma serie de discussões e reformas no ensino. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo analisar quais os interesses de Candido Mendes ao dedicar seu Atlas ao Colégio Pedro II e compreender como a ampliação dos saberes geográficos auxiliaria na construção dessa nação e na manutenção de uma unidade territorial. Para isso, analisaremos o próprio Atlas, as Atas do Senado Brasileiro (1868-1870), os relatórios de instrução publica, publicados nos Relatório do Ministério dos Negócios Estrangeiros e periódicos que publicaram diversas cartas destinadas a Candido Mendes, no qual destacavam a necessidade de sua obra. Com isso conseguiremos perceber como a nova metodologia apresentada por Mendes, visava preparar os alunos do colégio para seus futuros cargos ligados ao governo, fazendo com que eles conhecem o país e soubessem melhor administra-lo. Tratava-se, portanto, de uma Geografia menos enciclopédica, como a que até então era ensinada, e mais estratégica, sendo esse saber percebido como um poder ligado aos domínios dos sujeitos e dos espaços, como sempre havia sido utilizada pelo Estado. Assim, essa ampliação era, na verdade, restrita a um público especifico, ligada a classes mais abastadas e responsáveis por governar a naçãoDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Leopoldina Dantas MÁximo, M., & Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi, A. (2021). CONSTRUIR UMA NAÇÃO E FORMAR BRASILEIROS: O ATLAS DO IMPERIO DO BRASIL E O COLÉGIO PEDRO II. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2066. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75189
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.