CORPO E LIBERDADE NA ÉTICA DE BENEDICTUS DE SPINOZA
Abstract
O corpo adquiriu com Benedictus de Spinoza (1632-1677) relevante aspecto ético na produção da liberdade humana, contrariando a tradição filosófica que relegava o corpo a um segundo plano em relação à mente. Com isso, a pesquisa teve como objetivo investigar como o corpo, na sua relação com a mente, constitui-se em pressuposto para a produção da liberdade humana. A metodologia consistiu no estudo da “Ética” (1677), de Spinoza, amparado na análise bibliográfica de literatura nacional e estrangeira. Para Spinoza, a liberdade humana consiste na busca do que convém a nossa natureza a partir do ato intelectivo de compreensão de nós mesmos como partes da Natureza integralmente submetidas, como todas as outras, às leis causais necessárias que regem a existência das coisas naturais. O filósofo holandês entende o ser humano como modo finito da substância única e infinita, sendo constituído por outros dois modos finitos - corpo e mente. O corpo é um agrupamento altamente complexo de partes duras e moles que possuem a capacidade de operar em conjunto ao se manterem unidas e recomporem-se. A mente, enquanto ideia do corpo, não possui primazia em relação ao corpo, pois ambos são expressões de uma única e mesma realidade. O corpo tem a capacidade de afetar e ser afetado por outros corpos de muitas maneiras, o que, paralelamente, leva a mente a ser capaz de produzir ideias sobre o que acontece no corpo: o que é afeto no corpo é simultaneamente afeto na mente. Conclui-se que é por um único e mesmo movimento que se consegue captar o conhecimento da potência do corpo para descobrir, simultaneamente, a potência da mente: é o conhecimento do corpo que propicia o aumento da potência da mente de pensar o próprio corpo enquanto seu objeto, suas relações com outros corpos e com o todo, possibilitando o processo de construção da liberdade humana a partir da busca do que lhe convém. Esta pesquisa foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Nogueira Ferreira de Sousa, B., & Carneiro Amora, K. (2021). CORPO E LIBERDADE NA ÉTICA DE BENEDICTUS DE SPINOZA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2068. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75191
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.