CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTO VIOLENTO NAS FAVELAS DE FORTALEZA CE/BRASIL
Resumen
No caso, crianças e adolescentes, meninas e meninos, vivem em contexto de violência bruta na favela há décadas. Temos histórias e estórias violentas há tanto tempo que nos emaranhamos nelas profundamente. Dentro desse contexto, temos diferentes atores Sociais e múltiplas VidaS. Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, traz luz a estas análises e compreensão sociológica e antropológica. Esses contextos são: matança por armas de fogo principalmente, mas também por arma branca; abusos diversos: abuso sexual, abuso físico e símbólico; brigas entre familiares co-sanguíneos ou não, brigas de vicinalidades; Contexto de polícia na porta, morte de parentes e vizinhos, e amigos na Sua Frente. Isso são apenas alguns exemplos e mais detalhes estará no paper. Adianto que as crianças e adolescentes continuam brincando e se relacionando com seus entes mortos ou vivos, vizinhos e amigos; o mais relevante de Tudo. As políticas públicas de assistência são precárias no Estado do Ceará e em Fortaleza. Temos que ter essa informação atenta sempre! Compreender os ambientes violentos como detonadores da socialidade Humana e, principalmente, de atores sociais infanto-juvenil. Temos que estar atentos e Fortes, como já falam há anos por aí. Estar Atento & Forte são significa Fortaleza, mas RESISTÊNCIA E RESILIÊNCIA. SER MAIS VOCÊ & AJUDAR o próximo; persistir no Outro. São coisas que as Políticas Públicas não estão conseguindo fazer, realizar, pôr em Ação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Pinheiro Aguiar, D., & Damasceno de Sa, L. (2021). CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTO VIOLENTO NAS FAVELAS DE FORTALEZA CE/BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2073. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75196
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.