DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: ABORDAGENS NO ÂMBITO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Resumo
A pesquisa objetiva identificar as abordagens sobre divulgação e popularização da ciência a partir da análise da produção científica na área da Ciência da Informação dos últimos dez anos (2012 a 2021), mediante o mapeamento dos autores e instituições, tipologia, veículos e metodologias adotadas, conceitos e temáticas adjacentes. Tem-se como justificativa entender como esse campo trabalha as temáticas supracitadas, haja vista a necessidade da comunicação pública da ciência para possibilitar a apropriação, internalização e uso do conhecimento individual e coletivamente. Metodologia: trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de nível exploratório e com abordagem quantiqualitativa, e emprega a análise de conteúdo para a análise dos dados. Utiliza a Base de Dados em Ciência da Informação e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como instrumento de coleta, com a aplicação de critérios de inclusão e exclusão dos materiais e alocação em cinco categorias de análise. Resultados parciais: foram recuperados 297 materiais e, após a retirada das duplicatas e leitura dos resumos, selecionou-se 99 documentos. Há uma quantidade significativa da produção de estudos sobre divulgação em comparação com popularização, com uso predominante de artigos de periódicos. Os pesquisadores encontram-se vinculados a 41 instituições, com a Universidade Federal de Minas Gerais dispondo do maior índice de produções. Conclui que a temática divulgação é desenvolvida na área no período em estudo, enquanto a popularização, apesar de possuir um índice inferior ao primeiro, encontra-se em crescimento. Dessarte, infere-se que a CI possui interesse em desenvolver as temáticas mediante a expansão dos estudos, almejando, assim, contribuir para o avanço tanto da ciência quanto contribuindo com a sociedade. Agradecimentos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico pelo financiamento da pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Pereira Batista, A., & Belmont de Farias, G. (2021). DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: ABORDAGENS NO ÂMBITO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2097. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75220
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.