ETNOGRAFIA MULTIESPÉCIES: ESTRATÉGIAS DE PESQUISA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS, NO MELIPONÁRIO CANTINHO DO CÉU.

Autores

  • George Arruda de Albuquerque
  • Alcides Fernando Gussi

Resumo

A intenção do presente artigo é compartilhar elaboram-se paulatinamente um conjunto de instrumentos utilizados na pesquisa de campo no Meliponário Cantinho do Céu, em que se realiza uma investigação sobre educação, abelhas e seres humanos. Em vista disso, propõe também iluminar o caminho para que jovens pesquisadores, desejando se aventurar nessa seara, conheçam essa experiência (DEWEY, 2010). As premissas dessa investigação estão imbricadas com perspectivas teóricos-metodológicas, que Van Dooren, Kisrskey e Münsten (2016) têm denominado de “estudos multiespécies”. Assim, os estudiosos multiespécies estão preocupados em descrever e analisar práticas de atentividade, em como os sujeitos aprendem e desenvolvem habilidades para responder significativamente aos outros (VAN DOOREN, KIRSKEY; MÜNSTER, 2016). No nosso caso, para responder às demandas etológicas e ecológicas das abelhas, na experiência (DEWEY, 2010) de “cuidar” delas. Do mesmo modo, durante a realização da etnografia, o antropólogo é desafiad a responder de forma significativa às questões e aos percalços que surgem no processo de pesquisa. Atendendo a isso, ele constrói seus próprios instrumentos de pesquisa, tendo em conta a formulação de questões, para cada situação que se apresenta. Nesse sentido, a pesquisa tem ensejado a reflexão acerca do modo como escolhemos fazer antropologia, que pode ser um processo educativo permanente de devir, de tornar-se antropólogo, por meio de uma prática científica apreendida em interface com os sujeitos implicados na pesquisa (INGOLD, 2020); ou seja, “Modos próprios de ser, exigem modos próprios de conhecer e de agir” (OLIVEIRA et al, p. 11, 2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Arruda de Albuquerque, G., & Fernando Gussi, A. (2021). ETNOGRAFIA MULTIESPÉCIES: ESTRATÉGIAS DE PESQUISA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS, NO MELIPONÁRIO CANTINHO DO CÉU. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2136. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75259

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação