FORM(AÇÕES) NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CRUZAMENTOS FORMATIVOS ENTRE O CURSO DE TEATRO-LICENCIATURA, O PROFARTES-UFC E A E.E.F.M MARIA GONÇALVES
Resumen
As disciplinas de estágios permitem que os graduandos experimentem um pouco da profissão que os aguarda na conclusão do curso. No caso da Licenciatura em Teatro, o chão da escola é um dos espaços potentes de pertencimento do artista-pesquisador-docente. Conectar Universidade e escola é crucial para uma boa vivência do período de estágio, estando os graduandos em um território onde ensinar é o aprender, logo estes precisam encontrar na escola um ambiente acolhedor e afetivo para a sua experiência docente, enquanto partilha com a Universidade os frutos deste momento. Quando esta conexão se dá para além de uma troca de assinaturas e documentos e se efetiva no campo da experiência(LARROSA, 2002), revela-se como um potente e fecundo espaço de ensino-aprendizagem para a formação de professores. Neste semestre, a disciplina Estágio Supervisionado III, no referido curso foi ministrada pela profa. Dra. Juliana Rangel, também professora do ProfArtes – Mestrado Profissional em Artes - da Universidade Federal do Ceará (ProfArtes-UFC). Existindo nessas duas instâncias acadêmicas, a docente propôs que uma dupla de estágio tivesse como supervisora uma aluna do ProfArtes. O tripé educacional se cruzava: Educação Básica, Graduação e Pós-graduação. Que diálogos seriam possíveis através dessa relação? Com as aulas na Rede Estadual de Ensino ainda remotas, as estagiárias se apresentaram às turmas de 1º série do Ensino Médio e, após um mês de observações, começaram a sua experiência docente, na qual procuraram priorizar a criação artística dos estudantes inspirada no contexto da arte contemporânea através da mobilização de afetos, enquanto a supervisora facilitava esse processo. Como resultado, foram produzidos poemas e fotoperformances que descortinavam os atravessamentos que esse encontro havia despertado nos artistas-estudantes da rede básica de ensino, que encontraram na criação artística um local seguro para exporem seus pensamentos, emoções e visões de mundo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Marreiro, E. de S., Maria de Sousa Magalhães, R., Michelle da Silva, F., & Rangel de Freitas Pereira, J. (2021). FORM(AÇÕES) NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CRUZAMENTOS FORMATIVOS ENTRE O CURSO DE TEATRO-LICENCIATURA, O PROFARTES-UFC E A E.E.F.M MARIA GONÇALVES. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2152. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75275
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.