IDENTIFICAÇÃO GEMOLÓGICA DO DIAMANTE INCOLOR E DIFERENCIAÇÃO DAS IMITAÇÕES
Resumen
O conhecimento gemológico é de suma importância na identificação e qualificação das gemas naturais, sintéticas, orgânicas e artificiais, visto que o comércio de gemas movimenta centenas de bilhões de dólares e fraudes são recorrentes. O diamante é a gema mais cara e valorizada no mundo, podendo ocorrer em todas as cores, usualmente por causa do elemento nitrogênio que confere as diferentes cores. Devido ao valor extremamente elevado que os diamantes podem alcançar; existem diversas tentativas de fraudes no mercado gemológico, pois existem diversos minerais que são utilizados como imitação do diamante incolor. Existem várias características que permitem uma diferenciação eficaz. Para a distinção do diamante das outras gemas em questão, faz-se necessário o uso do refratômetro, balança hidrostática, polariscópio, dicroscópio, lâmpada ultravioleta e microscópio gemológico. Além disso, há também os doublets e triplets que podem ser constituídos de duas ou mais substancias naturais ou artificiais, a fim de se assemelharem bastante visualmente com o diamante; com o uso dos instrumentos é possível reconhecer estas fraudes. Os diamantes incolores têm como imitações mais difíceis de serem identificados a esfarelita, espinélio, GGG (gadolínio, gálio e granada), leucogranada, YAG (ítrio, alumínio e granada), o diamante sintético e a fabolita; os cinco primeiros só podem ser diferenciados por causa da refração e das estruturas internas. O sintético e a fabolita apenas pelas feições internas. Dentre todas as cores que o diamante possui, o incolor possui o maior número de imitações com maiores semelhanças ópticas com o diamante; com destaque para a fabolita que só pode ser diferenciada do diamante em razão das inclusões. Logo, após as pesquisas realizadas no laboratório de gemologia, pode-se notar a necessidade de atenção dos profissionais que lidam com gemas, pois fraudes e imitações são muito frequentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Cunha, A. de O., Gomes de Oliveira, I., & Falcao de Oliveira Neri, T. (2021). IDENTIFICAÇÃO GEMOLÓGICA DO DIAMANTE INCOLOR E DIFERENCIAÇÃO DAS IMITAÇÕES. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2166. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75289
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.